Postagem em destaque

Prova e gabarito de Geografia - 8º Ano - 3º bimestre


prova geografia fundamental ano professor

Prova e gabarito de Geografia - 8º Ano - 3º bimestre

Confira o gabarito da prova de Geografia do 8º ano, aplicada dia 31/08/2012.




Clique aqui para baixar a prova do 8º  ano.


Clique aqui para acessar mais provas de Geografia, algumas com gabaritos.


Conteúdo: México: de Nova Espanha no período colonial a país emergente no século XXI.

Gabarito:


Exercício 1a:
A encomienda era uma forma de exploração da mão de obra no campo, na qual os proprietários mantinham os trabalhadores na propriedade por meio de endividamento para com os patrões. Esses trabalhadores praticamente não recebiam salários, facilitando o surgimento de movimentos de revolta, como o de 1810.

Exercício 1b:
A elite mexicana, insatisfeita com a administração espanhola e temendo que um movimento popular de independência acabasse com seus privilégios, resolveu, ela própria, declarar a independência, antes que a população, mais legitimamente, a fizesse.

Exercício 2:
(F)
(F)
(V)
(F)
(F)

Exercício 3:
As condições naturais dificultam a produção agropecuária porque grande parte do território mexicano apresenta climas áridos e, associado a isso, o relevo é montanhoso, ou seja, apresenta poucas terras para produção. 
Na questão social, a alta concentração de terras limita a prática agrícola. Desde o final do século XIX, alguns governos tentam resolver essa questão com a reforma agrária, no entanto, ainda hoje as terras menos férteis são destinadas às pequenas propriedades e às aldeias comunitárias.

Exercício 4:
Alternativa C

Exercício 5:
A partir da década de 1960 o México procurou atrair capitais e indústrias estrangeiros, criando uma zona franca na fronteira com os EUA, que viram nesta iniciativa mexicana diversas oportunidades devido a vários fatores, como o sindicalismo fraco, além de ajudar a conter a imigração rumo aos EUA. Surgem assim as indústrias maquiadoras. Na década de 1990 foi criado o Nafta, que aumentou ainda mais a atuação e o aparecimento das indústrias maquiadoras, ampliando assim as exportações, os investimentos e o PIB mexicanos. Já no início do século XXI o México passou por momentos desgastantes em sua economia, resultantes principalmente da crise no setor financeiro que abalou o mundo todo.

Exercício 6:
Alternativa E

Exercício 7:
Norte: Estados Unidos                                  Sudeste: Belize e Guatemala
Leste: Golfo do México                                Oeste: Oceano Pacífico

Exercício 8:
Alternativa A

Exercício 9:
Alternativa D

Exercício 10:
(V)
(F)
(V)
(F)
(V)


Clique aqui para acessar mais provas de Geografia, algumas com gabaritos.


Comentários

  1. Professor Júnior, acho que tem algo errado no gabarito do exercício 7.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela observação. O México não faz limite ao Sul com o próprio México. A informação foi corrigida: O México limita-se, na sua porção Sudeste, com Belize e Guatemala

    ResponderExcluir
  3. professor junior, voce pode fazer um breve resumo sobre estados unidos, potencia mundial??
    sobre a populaçao, IDH, industrias, pesquisas cientificas, as razoes dele ser a potencia mundial, os elementos geograficos, enfim...um resumo.
    consegue fazer isso hj?

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro Henrique, infelizmente ainda não postei nada sobre o assunto que você procura. As postagens são feitas conforme as necessidades e dúvidas dos meus alunos. Acredito que uma possível postagem sobre esse assunto só no próximo ano.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu não consigo acessar essa prova

    ResponderExcluir
  6. Eu não consigo abrir essa postagem, gostaria muito de ter acesso a essa prova, quando tento abrir aparece que o link não esta disponível, que é para entrar em contato com o proprietário. agradeço. Se puder encaminhar jurejuba@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Anônimo', esta postagem é bem antiga, de 2012. Quando o SkyDrive passou para OneDrive, os links foram alterados. Sinceramente não encontrei o arquivo em nenhum dos meus dispositivos nas nuvens. Vou procurar nos meus dispositivos físicos e, assim que encontrar, postarei aqui. Infelizmente, como agora é final de bimestre, não conseguirei fazer isso tão cedo.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!