O rio Amazonas
Tudo no rio Amazonas é em larga escala. Conheça um pouco mais sobre esse gigante.
Nascendo no Peru, o Rio Amazonas, com seus quase 7.000 quilômetros de extensão, corta a América do Sul, deságua no oceano Atlântico e é o maior do mundo. Conheça algumas curiosidades dessa nossa preciosidade:
- O encontro das águas do rio Amazonas com o oceano Atlântico é chamado de pororoca, um violento e extraordinário espetáculo da natureza.
- A pororoca do rio Amazonas despeja cerca de 12 bilhões de litros de água por minuto no oceano Atlântico (você leu certi, é isso mesmo: 12.000.000.000 de litros por minuto).
- O rio Amazonas recebe mais de mil afluentes.
- A profundidade média do rio Amazonas é de 50 metros e seu ponto mais fundo atinge 120 metros.
- A largura média do rio Amazonas é de 15 metros, chegando a 300 metros em sua foz.
- Em um único dia o rio Amazonas despeja no mar mais água do que o inglês Tâmisa despeja durante o ano inteiro.
- A vazão média do rio Amazonas é de 215 milhões (isso mesmo 215.000.000) de litros por segundo. Com esse volume, seria possível fornecer 1 litro de água para cada habitante do planeta a cada 33 segundos.
- Tubarões e outros peixes marinhos podem ser encontrados com certa frequência no rio Amazonas. Esses animais entram com certa regularidade no rio.
- Entre 2.500 e 3.000 espécies diferentes diferentes de peixes nadam no Rio Amazonas. O peixe-boi pode chegar a 3 metros e pesar 500 quilos.
Ufa! Realmente é de tirar o fôlego!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!