Alexandre, o Grande ou Alexandre III ou Alexandre da Macedônia, nasceu em 356 a.C. (Pela, Macedônia) e morreu em 13 de junho de 323 a.C., na Babilônia, próximo a Al-Ḥillah, Iraque. Rei da Macedônia de 336 a.C. a 323 a.C. e o maior líder militar da antiguidade. Filho de Filipe II da Macedônia, teve Aristóteles como mestre. Logo cedo mostrou brilhantismo militar, participando na Batalha de Chaeronea aos 18 anos. Sucedeu seu pai, assassinado em 336 a.C. e logo na sequência tomou a Tessália e a Trácia. Arrasou Tebas, preservando seus templos e a casa de Píndaro, prática que tornou-se padrão. Vários estados gregos submeteram-se mansamente. Em 334 a.C., cruzou para a Pérsia e derrotou um exército persa no rio Granicus. Diz a lenda que Alexandre cortou o nó górdio na Frígia em 333 a.C., o que o levou, ainda segundo a lenda, a dominar a Ásia Menor. No mesmo ano, derrotou um exército liderado pelo rei persa Dario III. Tomou a Síria e a Fenícia. Em 332 a.C., ele completou um cerco de sete meses a Tiro, considerado sua maior conquista militar, e depois conquistou o Egito. Na costa leste do Mediterrâneo, em 331 a.C., Alexandre novamente derrotou Dario em Gaugamela. Tomou a província de Babilônia. Queimou o palácio de Xerxes em Persépolis, Pérsia, em 330 a.C.. Assumiu o controle dos rios Oxus e Jaxartes, fundando cidades (a maioria chamada Alexandria) para manter o território. Conquistou o que hoje é o Tajiquistão, casando-se com a princesa Roxana. Em 326 a.C., alcançou a Hyphasis na Índia. Na volta, chegou a Susa. Quando Heféstio, seu grande amigo por toda a vida e, segundo alguns historiadores, também seu grande amante (lembre-se que a sexualidade dos gregos na Antiguidade não era marcada por tabus), morreu, em 324 a.C.. Alexandre deu-lhe um funeral de herói e exigiu que honras divinas fossem dadas em seu funeral. Alexandre adoeceu na Babilônia depois de longos banquetes e bebedeiras e morreu aos 33 anos. Foi enterrado em Alexandria, Egito. Seu império, o maior que existira até então, estendia-se da Trácia ao Egito e da Grécia ao vale do Indo.
Como podemos perceber, a própria personalidade de Alexandre e o vigor de seu império já bastam para colocar o assunto como um dos mais atrativos para os alunos. Ainda assim, para fugir da mesmice, a música dos ingleses do Iron Maiden cai como uma luva. A música é do álbum Somewhere in Time, de 1986. Você pode conferir a letra traduzida logo abaixo, mas também pode
clicar aqui para baixar a letra prontinha para imprimir e entregar aos seus alunos.
-------------------------------
-------------------------------
Confira agora a letra original e a tradução da música. Logo abaixo das letras, aqui no blog, confira vídeos com a música, que você pode utilizar em sala.
Alexander The Great - Iron Maiden
"My son, ask for thyself another kingdom,
For that which I leave is to small for thee."
Near to the East, in a part of ancient Greece,
In an ancient land called Macedonia,
Was born a son to Philip of Macedon,
The legend his name was Alexander.
At the age of nineteen, he became the Macedon king,
And swore to free all of Asia Minor,
By the Aegian Sea in 334 BC,
He utterly beat the armies of Persia.
Alexander the Great,
His name struck fear into hearts of men,
Alexander the Great,
Became a legend 'mongst mortal men.
King Darius the third, Defeated fled Persia,
The Scythians fell by the river Jaxartes,
Then Egypt fell to the Macedon king as well,
And he founded the city called Alexandria.
By the Tigris river, he met King Darius again,
And crushed him again in the battle of Arbela,
Entering Babylon and Susa, treasures he found,
Took Persepolis, the capital of Persia.
Alexander the Great,
His name struck fear into hearts of men,
Alexander the Great,
Became a god amongst mortal men.
A Phrygian King had bound a chariot yoke,
And Alexander cut the "Gordion knot",
And legend said that who untied the knot,
He would become the master of Asia.
Helonism he spread far and wide,
The Macedonian learned mind,
Their culture was a western way of life,
He paved the way for Christianity.
Marching on, Marching on.
The battle weary marching side by side,
Alexander's army line by line,
They wouldn't follow him to India,
Tired of the combat, pain and the glory.
Alexander the Great,
His name struck fear into hearts of men,
Alexander the Great,
He died of fever in Babylon.
Confira abaixo três vídeos no Youtube com a música Alexander the Great, do Iron Maiden.
Os dois vídeos abaixo trazem a letra traduzida.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!