Postagem em destaque

Prova e gabarito da Prova de História do 9º ano


Prova de História do 6º ano - 4º bimestre
Prova de História - 9º ano - 4º bimestre

Prova e gabarito de História

9º ano - 4º bimestre




Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:


Gabarito

1. O aluno deve focar no contexto da guerra fria. A resposta pode citar o interesse americano em manter aliados capitalistas; a repulsa ao socialismo; as crises econômicas que atingiam os países latino americanos; a necessidade de industrialização.

2. C

3. No Brasil a ditadura militar ocorreu por meio do golpe de 1964. O aluno deve focar nos motivos que levaram a tal fato, evidenciando o processo industrial pelo qual vinha passando desde Getúlio Vargas, mas principalmente com Juscelino Kubitschek; o curto governo de Jânio Quadros; a implantação do parlamentarismo quando João Goulart, vice de Jânio, assumiria o cargo de presidente; as ideias de reformas de base de João Goulart e finalmente o golpe.

4. O aluno deve demonstrar que percebeu a forte presença da censura durante a ditadura militar no Brasil, que ocorreu no meio político e também no meio cultural, proibindo ou 'mutilando' obras artísticas, mas também que isso não impediu que a produção acontecesse. Como exemplos podem ser citados os artistas que comentamos em sala, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Darcy Ribeiro, Rubem Fonseca.

5. O aluno deve enfatizar a política econômica adotada no período da ditadura militar, marcada por um grande crescimento econômico, principalmente no governo Médici, baseada na a entrada de capital estrangeiro, no rígido controle salarial, no pesado investimento em infraestrutura. Tudo resultando em aumento da concentração de renda e da pobreza. O 'milagre' chega ao fim nos primeiros anos da década de 1970, principalmente com a crise do petróleo, a diminuição no crescimento e os enormes déficits.

6. B

7. A

8.
(2)
(4)
(1)
(3)
(5)

9. ARENA e MDB.

10. a) Permitia a liberdade aos presos políticos e a volta dos exilados, com seus direitos políticos retomados.
b) Emenda constitucional proposta pelo deputado federal Dante de Oliveira, que previa eleições diretas para presidente do Brasil que, no entanto, não foi aprovada.
c) Movimento organizado pelas oposições ao regime ditatorial e que apoiava a emenda Dante de Oliveira. Contou com representantes de diversos setores da sociedade e perdeu o sentido com a derrota da emenda Dante de Oliviera.

11. C

12. José Sarney



Para outras provas de História,  clique nos links abaixo:

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!