 |
Sabia que o Brasil é organizado por Entidades Federativas? |
Entenda o sistema político do nosso país
Infográfico do Governo Federal tira suas dúvidas
A proximidade do dia 15 de novembro, é uma oportunidade para trabalharmos em sala, independentemente do conteúdo de cada série, o processo histórico que levou à proclamação da República há 123 anos, em 1889, quando o Brasil abandonou a monarquia. Além disso, também é crucial fazer que os alunos entendam como funciona o sistema político do nosso país nos dias atuais. Discutir esses assuntos com os alunos do Ensino Médio é fácil e instiga a reflexão, já os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente 6º e 7º anos, necessitam de uma atenção maior, uso de dicionários, muita paciência, explicações detalhadas e interação professor/aluno. A utilização de jornais diários e revistas semanais como
Veja,
Isto é,
Carta Capital,
Exame, entre outras, auxilia muito no entendimento do que é discutido, além de incentivar a leitura, cada vez mais rara entre nossos alunos.
Um infográfico da página oficial do governo federal é uma ótima ferramenta para ajudar os alunos a entenderem o sistema político do Brasil. No infográfico você encontrará:
- Porque o Brasil é uma República Federativa Constitucional Federalista;
- Quais são e como funcionam as Entidades Federativas que formam nosso país: União; Distrito Federal; Estados; Municípios;
- Quais as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (clique aqui para informações mais detalhadas);
- Como são compostos os poderes Executivos e Legislativo nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal;
- Quais os órgãos que compõem o poder Judiciário;
- Como o povo, os estados e o Distrito Federal são representados.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!