Postagem em destaque

República - Como o Brasil funciona

República Federativa do Brasil
Sabia que o Brasil é organizado por Entidades Federativas?

Entenda o sistema político do nosso país

Infográfico do Governo Federal tira suas dúvidas





A proximidade do dia 15 de novembro, é uma oportunidade para trabalharmos em sala, independentemente do conteúdo de cada série, o processo histórico que levou à proclamação da República há 123 anos, em 1889, quando o Brasil abandonou a monarquia. Além disso, também é crucial fazer que os alunos entendam como funciona o sistema político do nosso país nos dias atuais. Discutir esses assuntos com os alunos do Ensino Médio é fácil e instiga a reflexão, já os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, principalmente 6º e 7º anos, necessitam de uma atenção maior, uso de dicionários, muita paciência, explicações detalhadas e interação professor/aluno. A utilização de jornais diários e revistas semanais como Veja, Isto é, Carta Capital, Exame, entre outras, auxilia muito no entendimento do que é discutido, além de incentivar a leitura, cada vez mais rara entre nossos alunos.


Um infográfico da página oficial do governo federal é uma ótima ferramenta para ajudar os alunos a entenderem o sistema político do Brasil. No infográfico você encontrará:


  • Porque o Brasil é uma República Federativa Constitucional Federalista;
  • Quais são e como funcionam as Entidades Federativas que formam nosso país: União; Distrito Federal; Estados; Municípios;
  • Quais as funções dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário (clique aqui para informações mais detalhadas);
  • Como são compostos os poderes Executivos e Legislativo nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal;
  • Quais os órgãos que compõem o poder Judiciário;
  • Como o povo, os estados e o Distrito Federal são representados.


Comentários