Postagem em destaque

"Alunos que não aprendem"

Educação
Como anda a educação?


Educação hoje...

...profissionais do futuro



Em meio a diversas discussões recentes sobre grade curricular, resultados do Enem e do Ideb, aproveito para indicar o texto do professor Roberto Leal Lobo Silva Filho, da Folha de S. Paulo do dia 23/10.




No texto, o professor Roberto Leal Lobo cita o caminho trilhado pelas escolas rumo à pura diversão, sem valorização do aprender; as atividades extracurriculares vazias de conteúdo, com o objetivo de simplesmente preencher o tempo da aula; a necessidade da inclusão de todos os alunos, apesar de sua incapacidade em expressar-se com fluência, de sua ignorância em conteúdos como história, geografia ou literatura e de sua incapacidade em seguir um raciocínio básico; o nivelamento do ensino 'por baixo'. Mas acreditem, ao citar tais características, apesar de utilizá-las para falar sobre o ensino no Brasil, o professor refere-se à situação das escolas na França dos anos 1980, tomando como base o livro "A Escola dos Bárbaros", de Isabelle Stal e Françoise Thom.




Diante do que temos em termos de educação hoje em nosso país, é fácil imaginar quais os tipos de profissionais teremos em quinze ou vinte anos, já que as novas políticas adotadas também em relação ao Ensino Superior, ameaçam arrastar a incapacidade para as cadeiras das nossas universidades federais.

Continua...

-------------------------------

-------------------------------


A realidade da educação pública no nosso país, infelizmente está longe de atingir um patamar mínimo de qualidade e o texto desse ex reitor da USP acaba por retratar de forma clara o que enfrentamos nas salas de aula. Mesmo fugindo das generalizações, o que encontramos em grande parte das escolas pelo país é exatamente o que o professor Roberto Leal Lobo critica em seu texto. Apesar da veracidade de tudo que foi exposto, vale lembrar que existem atividades que se destacam e levam o conteúdo atrelado às práticas extracurriculares.


Clique aqui para conferir o texto do professor Roberto Leal Lobo, "A escola hoje e os alunos que não aprendem".


Para reflexão, fica a dica do documentário "Pro dia nascer feliz", de 2006, dirigido por João Jardim.



Clique aqui para conferir outras indicações de filmes do professorjunioronline.

Comentários