 |
Como anda a educação? |
Educação hoje...
...profissionais do futuro
Em meio a diversas discussões recentes sobre grade curricular, resultados do
Enem e do
Ideb, aproveito para indicar o texto do professor Roberto Leal Lobo Silva Filho, da Folha de S. Paulo do dia 23/10.
No texto, o professor Roberto Leal Lobo cita o caminho trilhado pelas escolas rumo à pura diversão, sem valorização do aprender; as atividades extracurriculares vazias de conteúdo, com o objetivo de simplesmente preencher o tempo da aula; a necessidade da inclusão de todos os alunos, apesar de sua incapacidade em expressar-se com fluência, de sua ignorância em conteúdos como história, geografia ou literatura e de sua incapacidade em seguir um raciocínio básico; o nivelamento do ensino 'por baixo'. Mas acreditem, ao citar tais características, apesar de utilizá-las para falar sobre o ensino no Brasil, o professor refere-se à situação das escolas na França dos anos 1980, tomando como base o livro "A Escola dos Bárbaros", de Isabelle Stal e Françoise Thom.
Diante do que temos em termos de educação hoje em nosso país, é fácil imaginar quais os tipos de profissionais teremos em quinze ou vinte anos, já que as novas políticas adotadas também em relação ao Ensino Superior, ameaçam arrastar a incapacidade para as cadeiras das nossas universidades federais.
Continua...
-------------------------------
-------------------------------
A realidade da educação pública no nosso país, infelizmente está longe de atingir um patamar mínimo de qualidade e o texto desse ex reitor da USP acaba por retratar de forma clara o que enfrentamos nas salas de aula. Mesmo fugindo das generalizações, o que encontramos em grande parte das escolas pelo país é exatamente o que o professor Roberto Leal Lobo critica em seu texto. Apesar da veracidade de tudo que foi exposto, vale lembrar que existem atividades que se destacam e levam o conteúdo atrelado às práticas extracurriculares.
Clique aqui para conferir o texto do professor Roberto Leal Lobo, "A escola hoje e os alunos que não aprendem".
Para reflexão, fica a dica do documentário "Pro dia nascer feliz", de 2006, dirigido por João Jardim.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!