Postagem em destaque

A prova da UEL é difícil?

UEL FM
UEL FM

Rádio da Universidade faz um balanço sobre os  dois primeiros dias da segunda fase

Cops afirma que precisou deixar as provas 'mais acessíveis'



Em seu noticiário do dia 04/12, a UEL FM fez um balanço da segunda fase do Vestibular 2013 da UEL e constatou que entre os mais de oito mil candidatos, trezentos e setenta e oito foram os que não compareceram para a realização das provas do segundo dia da segunda fase. Segundo a Coordenadora de Processos Seletivos da UEL (Cops), Cristina Bulhões Simon, o índice está dentro da normalidade.

Nas provas de Conhecimentos Específicos do segundo dia, os candidatos devem responder a doze questões discursivas.

A discussão após todos os vestibulares da UEL é sobre o nível das provas, considerado muitas vezes  acima da média dos candidatos. Um tema que ficou ainda mais evidente a partir das provas de 2011 (Vestibular 2012), após a adoção de provas dissertativas para Conhecimentos Específicos. Na verdade, a grande pergunta é: a UEL deve nivelar suas provas 'por baixo' para se adequar ao número cada vez mais elevado de candidatos na instituição ou deve manter um nível que coloque a universidade em um patamar acima da média?

Na verdade, em conversa com diversos candidatos, o que podemos perceber é uma grande dificuldade na interpretação dos enunciados. Não seria isso um sinal de alerta para nos atentarmos à qualidade dos recém-formados do Ensino Médio que chegam às universidades?

Segundo a coordenadora da Cops, o nível da provas provas deste ano estava abaixo daquele que foi adotado no ano anterior, buscando uma prova mais acessível.  Ainda segundo a coordenadora, a própria instituição esperava algo em um nível mais elevado, mas diante do que foi apresentado no último vestibular, foi necessário um reajuste, tornando as questões mais próximas do "cotidiano das escolas e do que os livros didáticos já exploram". Em resposta a uma pergunta da repórter da rádio, Cristina Bulhões afirma que houve até mesmo um "recuo" em relação ao vestibular anterior.

O que você acha dessa discussão? Deixe sua opinião comentando esta postagem.

Clique aqui para ouvir a matéria completa da UEL FM (a reportagem sobre o vestibular começa, aproximadamente, aos 23 minutos e 50 segundos do arquivo de áudio).

Comentários