Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Todas as bandeiras da Copa do Mundo Qatar 2022 para download

TODAS AS BANDEIRAS DOS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO QATAR BANDEIRAS EM ALTA RESOLUÇÃO DE TODOS OS PAÍSES PARTICIPANTES DA COPA DO MUNDO FIFA DE FUTEBOL NO QATAR EM 2022 ARQUIVOS PARA DOWNLOAD Fifa World Cup Qatar 2022

Gabarito e prova para download - História - 3º ano - 1º bimestre

Provas de História


Confira o gabarito da prova do 3º ano/1ºbimestre - Ensino Médio

Clique aqui para fazer o download da prova



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Colégio Construindo o Saber



Questão 1:
A economia egípcia baseava-se na agricultura propiciada pelo rio Nilo. O Estado era responsável pela organização e construção de diques, canais e reservatórios, dirigindo o trabalho dos camponeses e permitindo o aproveitamento das potencialidades do rio. Além disso desenvolvia-se também, ao longo do rio e suas margens, a pesca, a caça e a navegação.

Questão 2:
A economia mesopotâmica era baseada na agricultura de regadio, praticada com o aproveitamento das cheias dos rios Tigre e Eufrates. Havia ainda o desenvolvimento da pecuária, do artesanato e do comércio. Por ser uma região de planícies abertas, de confluência de povos e de ligação entre Oriente e Ocidente, as disputas internas e constantes invasões foram característica principal da Mesopotâmia. O comércio na região foi marcante devido à presença de rotas comerciais e até pelo desenvolvimento de atividades financeiras.

Questão 3:
Alternativa B

Questão 4:
Alternativa E.

Questão 5:
Alternativa A

Questão 6:
O mar Mediterrâneo foi o centro comercial entre Ocidente e Oriente nos últimos séculos da Baixa Idade Média, situação propiciada, principalmente, graças às Cruzadas, que reabriu o comércio marítimo na região. No entanto, o grande número de intermediários tornava os preços das mercadorias muito elevado, despertando o interesse por novas rotas que levassem ao Oriente, sem passar pelo Mediterrâneo. A partir daí, o Atlântico passa a ser a opção mais interessante.

Questão 7:
Alternativa C.

Questão 8:
Alternativa C

Questão 9:
Alternativa B

Questão 10:
Experiência - os portugueses já produziam açúcar na ilha de Madeira e nos Açores;
Condições naturais - o Brasil apresentava clima e solo favoráveis à produção açucareira;
Comércio - o açúcar era produto de grande aceitação no mercado europeu, onde o seu consumo expandia-se;
Interesse holandês - os holandeses tinham interesse em participar do crescente e lucrativo comércio açucareiro, para isso financiaram a implantação dos engenhos no Brasil e foram responsáveis pelo transporte, refino  e distribuição do açúcar pela Europa.



Clique aqui para acessar mais provas de História para o Ensino Médio, algumas com gabaritos.

Comentários

Conteúdo Correspondente