Prova e Gabarito de História - 8º ano - 1º bimestre



Confira o gabarito da prova do 8º ano, aplicada no dia 28 de março de 2013

Clique aqui para fazer o download da prova


Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.

Colégio Construindo o Saber



Questão 1:
(6)
(1)
(5)
(2)
(4)
(3)

Questão 2:
Mão de obra abundante, matéria-prima (ferro e carvão), mercado consumidor abundante (interno e externo).

Questão 3:
Burguesia industrial, que se consolidou como detentora do capital necessário para a implantação e difusão dos ideais industriais e liberais; proletariado, massa trabalhadora desprovida de capital, que tinha na venda de seus serviços a forma para garantir meios de sobrevivência para si e sua família.

Questão 4:
Alternativa B

Questão 5:
- Inglaterra, no século XVIII
- Produção têxtil
- Capitalismo industrial
- Divisão entre burguesia industrial e proletariado

Questão 6:
(F)
(F)
(F)
(F)
(F)
(V)

Questão 7:
Foi uma determinação imposta por Napoleão Bonaparte em 1806 que impedia os países europeus continentais de realizarem comércio com a Inglaterra, sob a ameaça de invasão caso a ordem fosse desrespeitada. O Bloqueio foi decretado por Napoleão diante da impossibilidade francesa de dominar a Inglaterra, imbatível nos mares, com o objetivo de enfraquecer economicamente o país inimigo.

Questão 8:
Em relação a Portugal, o Bloqueio Continental foi responsável pela fuga da Família Real rumo ao Brasil, já que o príncipe regente D. João temia uma invasão francesa por não ter rompido relações comerciais com os ingleses.
Já em relação à Rússia, Napoleão enfrentou uma de suas piores derrotas. Ao decidir atacar a Rússia, que inicialmente aderiu ao Bloqueio, mas posteriormente retomou relações comerciais com os ingleses, imperador francês liderou um poderoso exército e atravessou a Europa Central. Ao chegar à Rússia, foram massacrados pelo clima, pelas táticas russas de abandono ou destruição dos territórios que estavam na linha de ataque napoleônica, pela falta de comida e de água. Essa soma de fatores foi responsável por um massacre das tropas napoleônicas e pela derrota moral do imperador.

Questão 9:
Alternativa D

Questão 10:
Alternativa D



Clique aqui para acessar mais provas de História, algumas com gabaritos.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior!

Conteúdo Correspondente (inclui anúncios)