|
O homem que queria voar |
Franz Reichelt
Tentou voar pulando da torre Eiffel em 1912
O filme 'Nós que aqui estamos, por vós esperamos', de Marcelo Masagão, despertou curiosidade nos alunos. Entre os diversos fatos narrados no filme, o que mais provocou perplexidade (e desconfiança), foi o Alfaiate Voador, como ficou conhecido o austríaco que pulou da Torre Eiffel em fevereiro de 1912 na esperança de voar.
Segundo o site da revista
Exame, da editora Abril, Reichelt era inventor e apaixonado por aviação. Ainda segundo o site, o protótipo utilizado para o salto, que pode ser considerado um 'avô' dos paraquedas modernos, pesava setenta quilos e foi feito com seis metros de tecido. É claro que teste foram feitos antes do salto mortal, nos quais foram utilizados bonecos. O sucesso dos testes levou o austríaco a aventurar-se a saltar da torre Eiffel, naquela época a estrutura mais alta do mundo. Ele saltou de uma altura de sessenta metros, diante dos olhos da imprensa e da elite francesa. O problema é que o inventou falhou e Franz Reichelt foi direto ao chão. Uma autópsia detectou que o inventor não morreu com o impacto e sim de um ataque cardíaco antes de chegar ao chão. Segundo informações da
Wikipédia, a queda chegou a abrir um buraco no solo, que pode ser conferido ao final do vídeo.
O filme foi a base para um trabalho do 9º ano,
clique aqui para saber mais e conferir um link para o filme no YouTube.
Atenção: o vídeo tem imagens fortes e reais.
Infelizmente o vídeo do alfaiate voador foi excluído, mas vou ver se me lembro de disponibilizá-lo novamente. Em todo caso, basta procurar por "alfaiate voador" no YouTube.
ResponderExcluirAbraço!