|
A 'certidão de nascimento' do Brasil |
Documentos que atestam o descobrimento do Brasil a Portugal
Três relatos
Provavelmente você já ouviu falar sobre a carta de Pero Vaz de Caminha, um documento que relata a Viagem do Descobrimento.
A carta de Pero Vaz de Caminha é o relato mais conhecido sobre a Viagem do Descobrimento, mas não é o único. Existem ainda a Carta de Mestre João e a Relação do Piloto Anônimo. Todos os relatos foram escritos foram escritos por integrantes da armada de Pedro Álvares Cabral.
Pero Vaz de Caminha era o escrivão oficial da armada, a serviço do rei português D. Manuel I, mas também havia servido outros dois reis anteriores: D. Afonso V e D. João II. Caminha tinha a função de prestar seus serviços em uma feitoria assim que a armada de Cabral chegasse às Índias, morreu durante um ataque muçulmano antes mesmo do retorno de Cabral.
Clique aqui para fazer o download da Carta de Pero Vaz de Caminha.
Mestre João Faras era um médico e astrônomo espanhol presente na expedição de Pedro Álvares Cabral. Escreveu uma carta ao rei relatando as novas descobertas.
Clique aqui para fazer o download da Carta do Mestre João.
Para conhecer uma linha do tempo no Facebook com os principais acontecimentos da viagem de Cabral,
clique aqui. Não deixe também de curtir a página.
A carda de Pero Vaz de caminha foi o relato mas importante que tamos hoje e isso ajudou a saber como era o Brasil naquela época
ResponderExcluirDaniel
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirOk Daniel!
ExcluirAbraço!
Eu entendi que o Pedro Alvares Cabral fez a seguinte carta , e Per vz de Camiha era escrivão oficial de armada o serviço do Rei português D.Manuel 1 . Ass:Joao Pedro Pereira
ResponderExcluirOk João Pedro, mas o Pedro Álvares Cabral era o capitão da Armada, blz?
ExcluirAbraço!
Esse traablho vai ser intersante na sala de aula.Ass:joao Pedro Pereira
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirÉ João, nós veremos como foi essa viagem.
ExcluirAbraço!
essa viajem foi tudo uma armasao de Pedro Alvares Cabral para chegar as indias e assim que ele descobril o brasil
ResponderExcluirthiago henrique
Durante as aulas nós veremos o que aconteceu realmente, Thiago. Não deixe de fazer esse comentário na sala para que possamos ter um debate bem legal!
ExcluirAbraço!
Eu entendi que Pero Vaz de caminha era o escrivão oficia da armada que é a serviço do Rei D Manuel I
ResponderExcluirEle Tinha a função de descobrir o caminho da india
Victor
Victor, na verdade ele tinha a função de documentar toda a viagem. Nós falaremos mais sobre isso durante as aulas.
ExcluirAbraço e.... nada de assistir aqueles desenhos, hein! kkkkk
HI!!!
ResponderExcluireu entendi que todos eram contra a essa viagem de Pedro Álvares Cabral que não existia terra em outros lugares e até que ao chegar tinham visto muitos índios e que depois ele pede para que vá a um lugar mais seguro conhecido como porto seguro , e o capitão faz a primeira missa...e de la eles foram para a índia
SOFIA ENY MARTINS
'Hi' Sofia, nós vamos ficar por dentro de tudo que aconteceu nessa viagem, é só aguardar.
ExcluirAbraço!
Junior, eu entendi que após de se livrarem dos muçulmanos na guerra de reconquista, os Portugueses foram os primeiros a formarem os Estados Nacionais. E assim, os Portugueses focaram nas conquistas de territórios. Dentre uma das navegações, a de Álvares Cabral tinha como função conquistar territórios, e chegar á Índia. E foi no dia 21 de abril, no pôr do Sol que se foi avistado terra. Chegaram ao litoral, tiveram alguns contatos com o novo povo. Assim Pero Vaz de Caminha descreveu em carta todos os pormenores da viagem naquelas terras.
ResponderExcluirTIAGO MORILHA BASSO
É isso mesmo Tiago! Eu sei que nem preciso pedir, mas não deixe de participar das aula com suas colaborações.
ExcluirAbraço!
eu gostei munto mais eu fiquei em duvida porque o Pero Vaz de Caminha percorreu todo essa navegasao augusto .G.A
ResponderExcluirAugusto, nós veremos em sala o que levou a armada de Pedro Alvares Cabral fazer todo esse percurso, bem como analisaremos a carta de Pero Vaz de Caminha.
ExcluirAbraço!
Eu intendi,que já que os portugueses reconquistaram as terras que os muçulmanos tinham conquistados,dos Portugueses.E os Portugueses tinham descoberto o caminho para as Índias,mas muitos navios acabavam afundando,então Cabral,resolveu fazer uma abertura maior para chegar até as Índias e no dia 21 de abril,ele e seu companheiro gritaram "Terra a Vista", quando os portugueses chegaram la Pero Vaz de Caminha avia relatado a viagem inteira.
ResponderExcluirO primeiro local em que os Portugueses haviam pisado era "Porto Seguro".Valeu meu nome é Rennan.
O que eu intendi foi só isso Júnior,blz.Falou
Beleza, Rennan! Depois nós descobriremos se os portugueses pisaram primeiramente em Porto Seguro ou não.
ExcluirAbraço!
eu intendi que já que os Portugueses haviam reconquistado suas terras e já sabiam o caminho para as Índias.Mas eles perceberam que muitas embarcações acabavam afundando então Cabral resolveu fazer um pouco mais aberto então ele descobriu o Brasil,e Pero Vaz de Caminha tinha relatado toda a viagem desde Portugal até o "Brasil".O primeiro lugar que os Portugueses pisaram foi em Porto seguro,foi no dia 21 de Abril de 1500 no pôr do Sol.Meu nome é Rennan
ResponderExcluirOk Rennan, vamos conversar sobre essa viagem em nossas aulas.
ExcluirAbraço!
Professor eu entendi Pedro Álvares Cabral a mando do rei de Portugal D. Manoel 1° tinha a missão de conquistar territórios e de trazer especiarias das Índias, ele partiu de Lisboa chegou no Brasil que antes era denominado Ilha De Vera Cruz e após chegar no Brasil continuou sua viagem até as Índias e após encher as embarcações com especiarias retornou a Lisboa.
ResponderExcluirQuem relatou a expedição foi Pero Vaz De Caminha, seu relatório foi enviado ao rei numa sexta-feira, no primeiro dia de maio de 1500.Pero Vaz foi morto numa batalha contra saqueadores na Índia.
Foi isto o que entendi.
Ok, João Pedro. Sei que não preciso pedir, mas não deixe de fazer suas contribuições durante a aula.
ExcluirAbraço!
Professor eu entendi Pedro Álvares Cabral a mando do rei de Portugal D. Manoel 1° tinha a missão de conquistar territórios e de trazer especiarias das Índias, ele partiu de Lisboa chegou no Brasil que antes era denominado Ilha De Vera Cruz e após chegar no Brasil continuou sua viagem até as Índias e após encher as embarcações com especiarias retornou a Lisboa.
ResponderExcluirQuem relatou a expedição foi Pero Vaz De Caminha, seu relatório foi enviado ao rei numa sexta-feira, no primeiro dia de maio de 1500.Pero Vaz foi morto numa batalha contra saqueadores na Índia.
Foi isto o que entendi.
ok!
ExcluirAbraço!
Professor eu entendi que Pedro Alvares Cabral tinha como missão chegar no Brasil, encher as naus com especiarias e voltar a Lisboa.Quem relatou a expedição foi Pero Vaz De Caminha.
ResponderExcluirOk, João Pedro! Durante nossas aulas veremos se foi assim mesmo... ou não.
ExcluirAbraço!
Eu entendi que na viagem de Pedro Àlvares Cabral o destino deles era chegar nas Indias só que ele teve a ideia de fazer um circulo maior e assim tomar o caminho para a mesma.E esse circulo maior foi o que ocasionou o descobrimento do Brasil
ResponderExcluirSobre as cartas eu entendi que só a tres relatos sobre o descobrimento e o principal foi o do pero faz de caminha que tinha a misão de anotar tudo o que acontecece na espedisao
arthur guizelini
Ok, Arthur, vamos conversar sobre essa viagem nas próximas aulas.
ExcluirAbraço!
A carda de Pero Vaz de caminha foi o relato mas importante naquela época para o descobrimento do brasil e essa viajem foi tudo uma armação de Pedro Alvares Cabral para chegar as Indias e assim que ele descobriu o Brasil , que todos eram contra a essa viagem de Pedro Álvares Cabral que não existia terra em outros lugares e até que ao chegar tinham visto muitos índios e que depois ele pede para que vá a um lugar mais seguro conhecido como Porto Seguro, ai o capitão fez a primeira missa...e de la eles foram para as Indias
ResponderExcluirANA LAURA .......
Beleza Ana Laura, Vamos conversar bastante sobre essa viagem durante nossas aulas!
ExcluirAbraço!