Postagem em destaque

Três testemunhos sobre o descobrimento do Brasil.

Carta de Pero Vaz de Caminha
A 'certidão de nascimento' do Brasil


Documentos que atestam o descobrimento do Brasil a Portugal

Três relatos




Provavelmente você já ouviu falar sobre a carta de Pero Vaz de Caminha, um documento que relata a Viagem do Descobrimento.

Deixemos para uma próxima postagem o fato de utilizarmos a palavra descobrimento para a chegada dos portugueses (sobre este assunto, leia "Os portugueses descobriram o Brasil! Descobriram mesmo?"

A carta de Pero Vaz de Caminha é o relato mais conhecido sobre a Viagem do Descobrimento, mas não é o único. Existem ainda a Carta de Mestre João e a Relação do Piloto Anônimo. Todos os relatos foram escritos foram escritos por integrantes da armada de Pedro Álvares Cabral.

Pero Vaz de Caminha era o escrivão oficial da armada, a serviço do rei português D. Manuel I, mas também havia servido outros dois reis anteriores: D. Afonso V e D. João II. Caminha tinha a função de prestar seus serviços em uma feitoria assim que a armada de Cabral chegasse às Índias, morreu durante um ataque muçulmano antes mesmo do retorno de Cabral.
Clique aqui para fazer o download da Carta de Pero Vaz de Caminha.

Mestre João Faras era um médico e astrônomo espanhol presente na expedição de Pedro Álvares Cabral. Escreveu uma carta ao rei relatando as novas descobertas.
Clique aqui para fazer o download da Carta do Mestre João.

O terceiro documento é um relato atribuído a um piloto, que não se sabe ao certo quem era e nem mesmo há a certeza de que desempenhasse a função de piloto.
Clique aqui para fazer o download da Relação do Piloto Anônimo.


Para conhecer uma linha do tempo no Facebook com os principais acontecimentos da viagem de Cabral, clique aqui. Não deixe também de curtir a página.

Comentários

  1. A carda de Pero Vaz de caminha foi o relato mas importante que tamos hoje e isso ajudou a saber como era o Brasil naquela época

    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Eu entendi que o Pedro Alvares Cabral fez a seguinte carta , e Per vz de Camiha era escrivão oficial de armada o serviço do Rei português D.Manuel 1 . Ass:Joao Pedro Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok João Pedro, mas o Pedro Álvares Cabral era o capitão da Armada, blz?

      Abraço!

      Excluir
  3. Esse traablho vai ser intersante na sala de aula.Ass:joao Pedro Pereira

    ResponderExcluir
  4. essa viajem foi tudo uma armasao de Pedro Alvares Cabral para chegar as indias e assim que ele descobril o brasil


    thiago henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Durante as aulas nós veremos o que aconteceu realmente, Thiago. Não deixe de fazer esse comentário na sala para que possamos ter um debate bem legal!

      Abraço!

      Excluir
  5. Eu entendi que Pero Vaz de caminha era o escrivão oficia da armada que é a serviço do Rei D Manuel I
    Ele Tinha a função de descobrir o caminho da india

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, na verdade ele tinha a função de documentar toda a viagem. Nós falaremos mais sobre isso durante as aulas.

      Abraço e.... nada de assistir aqueles desenhos, hein! kkkkk

      Excluir
  6. HI!!!
    eu entendi que todos eram contra a essa viagem de Pedro Álvares Cabral que não existia terra em outros lugares e até que ao chegar tinham visto muitos índios e que depois ele pede para que vá a um lugar mais seguro conhecido como porto seguro , e o capitão faz a primeira missa...e de la eles foram para a índia
    SOFIA ENY MARTINS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 'Hi' Sofia, nós vamos ficar por dentro de tudo que aconteceu nessa viagem, é só aguardar.

      Abraço!

      Excluir
  7. Junior, eu entendi que após de se livrarem dos muçulmanos na guerra de reconquista, os Portugueses foram os primeiros a formarem os Estados Nacionais. E assim, os Portugueses focaram nas conquistas de territórios. Dentre uma das navegações, a de Álvares Cabral tinha como função conquistar territórios, e chegar á Índia. E foi no dia 21 de abril, no pôr do Sol que se foi avistado terra. Chegaram ao litoral, tiveram alguns contatos com o novo povo. Assim Pero Vaz de Caminha descreveu em carta todos os pormenores da viagem naquelas terras.
    TIAGO MORILHA BASSO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo Tiago! Eu sei que nem preciso pedir, mas não deixe de participar das aula com suas colaborações.

      Abraço!

      Excluir
  8. eu gostei munto mais eu fiquei em duvida porque o Pero Vaz de Caminha percorreu todo essa navegasao augusto .G.A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Augusto, nós veremos em sala o que levou a armada de Pedro Alvares Cabral fazer todo esse percurso, bem como analisaremos a carta de Pero Vaz de Caminha.

      Abraço!

      Excluir
  9. Eu intendi,que já que os portugueses reconquistaram as terras que os muçulmanos tinham conquistados,dos Portugueses.E os Portugueses tinham descoberto o caminho para as Índias,mas muitos navios acabavam afundando,então Cabral,resolveu fazer uma abertura maior para chegar até as Índias e no dia 21 de abril,ele e seu companheiro gritaram "Terra a Vista", quando os portugueses chegaram la Pero Vaz de Caminha avia relatado a viagem inteira.
    O primeiro local em que os Portugueses haviam pisado era "Porto Seguro".Valeu meu nome é Rennan.
    O que eu intendi foi só isso Júnior,blz.Falou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, Rennan! Depois nós descobriremos se os portugueses pisaram primeiramente em Porto Seguro ou não.

      Abraço!

      Excluir
  10. eu intendi que já que os Portugueses haviam reconquistado suas terras e já sabiam o caminho para as Índias.Mas eles perceberam que muitas embarcações acabavam afundando então Cabral resolveu fazer um pouco mais aberto então ele descobriu o Brasil,e Pero Vaz de Caminha tinha relatado toda a viagem desde Portugal até o "Brasil".O primeiro lugar que os Portugueses pisaram foi em Porto seguro,foi no dia 21 de Abril de 1500 no pôr do Sol.Meu nome é Rennan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Rennan, vamos conversar sobre essa viagem em nossas aulas.

      Abraço!

      Excluir
  11. Professor eu entendi Pedro Álvares Cabral a mando do rei de Portugal D. Manoel 1° tinha a missão de conquistar territórios e de trazer especiarias das Índias, ele partiu de Lisboa chegou no Brasil que antes era denominado Ilha De Vera Cruz e após chegar no Brasil continuou sua viagem até as Índias e após encher as embarcações com especiarias retornou a Lisboa.
    Quem relatou a expedição foi Pero Vaz De Caminha, seu relatório foi enviado ao rei numa sexta-feira, no primeiro dia de maio de 1500.Pero Vaz foi morto numa batalha contra saqueadores na Índia.
    Foi isto o que entendi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, João Pedro. Sei que não preciso pedir, mas não deixe de fazer suas contribuições durante a aula.

      Abraço!

      Excluir
  12. Professor eu entendi Pedro Álvares Cabral a mando do rei de Portugal D. Manoel 1° tinha a missão de conquistar territórios e de trazer especiarias das Índias, ele partiu de Lisboa chegou no Brasil que antes era denominado Ilha De Vera Cruz e após chegar no Brasil continuou sua viagem até as Índias e após encher as embarcações com especiarias retornou a Lisboa.
    Quem relatou a expedição foi Pero Vaz De Caminha, seu relatório foi enviado ao rei numa sexta-feira, no primeiro dia de maio de 1500.Pero Vaz foi morto numa batalha contra saqueadores na Índia.
    Foi isto o que entendi.

    ResponderExcluir
  13. Professor eu entendi que Pedro Alvares Cabral tinha como missão chegar no Brasil, encher as naus com especiarias e voltar a Lisboa.Quem relatou a expedição foi Pero Vaz De Caminha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, João Pedro! Durante nossas aulas veremos se foi assim mesmo... ou não.


      Abraço!

      Excluir
  14. Eu entendi que na viagem de Pedro Àlvares Cabral o destino deles era chegar nas Indias só que ele teve a ideia de fazer um circulo maior e assim tomar o caminho para a mesma.E esse circulo maior foi o que ocasionou o descobrimento do Brasil

    Sobre as cartas eu entendi que só a tres relatos sobre o descobrimento e o principal foi o do pero faz de caminha que tinha a misão de anotar tudo o que acontecece na espedisao

    arthur guizelini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Arthur, vamos conversar sobre essa viagem nas próximas aulas.

      Abraço!

      Excluir
  15. A carda de Pero Vaz de caminha foi o relato mas importante naquela época para o descobrimento do brasil e essa viajem foi tudo uma armação de Pedro Alvares Cabral para chegar as Indias e assim que ele descobriu o Brasil , que todos eram contra a essa viagem de Pedro Álvares Cabral que não existia terra em outros lugares e até que ao chegar tinham visto muitos índios e que depois ele pede para que vá a um lugar mais seguro conhecido como Porto Seguro, ai o capitão fez a primeira missa...e de la eles foram para as Indias
    ANA LAURA .......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza Ana Laura, Vamos conversar bastante sobre essa viagem durante nossas aulas!

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!