Postagem em destaque

Visita à fábrica de salgadinhos chips Dixi

Dixi
Dixi


Fábrica de salgadinhos chips Dixi

Trabalho de Geografia sobre industrialização - 7º ano


Colégio Construindo o Saber



Para finalizar o conteúdo sobre industrialização no Brasil, os alunos do 7º ano visitaram a fábrica de salgadinhos chips Dixi. Durante a visita os alunos entrevistaram o Flávio, que nos acompanhou e explicou todo o processo produtivo. Os alunos fotografaram a visita e, posteriormente criaram um cartaz, um slide show no YouTube e um texto. Confira abaixo as etapas do trabalho:



Relatório da visita:

Nossa visita à Dixi Luggitos 
Salgadinho de milho:
Primeiramente a quirela, que é o milho triturado, passa por uma máquina que aquece a 200ºC e dá forma ao salgadinho, depois disso é adicionado o sabor. Outra máquina retira o excesso do sabor e envia o salgadinho para o empacotamento, por meio de uma esteira.
A versão mais recente das máquinas de empacotamento distribui com mais precisão os chips para cada pacote. O corte da embalagem é feito por uma prensa que rapidamente prensa, corta, empacota e libera o salgadinho.
 
Salgadinho de trigo:
A primeira etapa dos salgadinhos de trigo é diferente da de milho. Os de trigo passam por uma fabricação parecida com a de pão. Uma máquina produz a massa com a matéria prima, a farinha. Depois disso a massa descansa e cresce. Esta massa passa diversas vezes pelo cilindro, até ficar bem fina. A terceira máquina corta a massa fina, que fica em forma quadricular. Em seguida a massa quadricular é frita a 180ºC. Logo depois o empacotamento do salgado é semelhante ao de milho.
 
O estoque é todo vendido. Os dias mais movimentados são segunda, terça e quarta-feiras. O salgadinho mais vendido é o de frango. O produto também é exportado para o Paraguai e para a Bolívia. Saem em média 6.500 fardos por dia, sendo que cada fardo possui 10 pacotes de chips. A fábrica possui licença do IAP e os restos não orgânicos vão para o aterro sanitário da cidade, enquanto os restos consumíveis a empresa vende a pecuaristas.
A fábrica existe há 26 anos, fundada por Jean e Lunardi Venturelli, no município de Sertanópolis/Pr. 
O que achamos de visitar a Dixi Luggitos?
Todos nós gostamos muito de conhecer como são fabricados os salgadinhos que consumimos. É extremamente limpo, desde a fabricação até o transporte. A Dixi nos recepcionou muito bem e quem nos atendeu foi o Flávio, que foi muito atencioso, nos ensinando muito bem todas as etapas. O Flávio tem 28 anos e trabalha há nove anos na empresa. O que ele mais gosta de seu trabalho é a forma de fazer novas amizades e de sempre aprender coisas novas.
 
Resumindo, a turma do 7º ano do Colégio Construindo o Saber gostou muito de visitar a Dixi Luggitos. 

Cartaz Dixi
Cartaz com as fotos da visita


Slide show com as fotos da visita





Alunos que participaram deste trabalho:

  • Augusto Galacci Alves
  • Daniel Fernandes Moreira da Silva
  • Isadora de Paula Migoto Neves
  • Nicolly Guiraldelli
  • Renan Soares Ferreira
  • Thiago Henrique Scaramal Peres
  • Tiago Morilha Basso

Todos estão de Parabéns!

Valeu!



Trabalho de Geografia

Comentários

  1. Junior, eu gostei de mais deste trabalho, não é só porque você vai ler e eu estou elogiando, é porque este foi um dos melhores! Tanto ir visitar a Juliart, tanto a Dixi foi muito interessante!=]
    Tiago Morilha Basso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Sei..... sem interesse algum!

      Brincadeira! rsrs

      Você gostou assim Tiago, porque se empenhou bastante. Os trabalhos da sala ficaram muito bons!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá professor Júnior e alunos Colégio Construindo o Saber.

    Ficamos muito contentes em poder apresentar a nossa empresa para vocês. Espero que esta visita possa ter contribuído para a realização do trabalho proposto pelo professor Júnior. O interesse que os alunos mostraram em conhecer todos os processos produtivos e a rotina da empresa faz com que todas as nossas energias sejam renovadas, pois o nosso maior foco é o cliente, e saber que os alunos se interessam pela nossa empresa aumenta ainda mais a nossa vontade de produzir produtos que atendam a todas as expetativas.

    Muito obrigado pela visita!!!
    Flávio Rodrigo Manini
    Luggi Alimentos Ltda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flávio,

      a visita foi extremamente importante para que os alunos entendessem como ocorre o processo produtivo dentro de uma indústria. Certamente foi uma experiência muito enriquecedora.
      Novamente agradecemos toda a atenção que tivemos durante a visita.

      Obrigado!

      Excluir
    2. Olá flavio, também gostamos muito!!!
      Tiago Morilha

      Excluir
  3. Hi Flávio
    nós gostamos muito á visita da fabrica,nós aprendemos muito e obrigado pela atenção que vocês nos deu foi muito legal!!!
    Sofia Eny Martins

    ResponderExcluir
  4. Legal vou fala pra minha professora fazer um trabalho desse na minh cidade.

    ResponderExcluir
  5. Nós que agradecemos Flávio,a nossa sala adorou a visita e é muito interessante saber fazer chips.
    Agradeço a sua atenção

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito.Pois o Flávio teve paciência e explicou muito bem como se fazia os salgadinhos de milho e de trigo,respondeu todas as nossas pergunta corretamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!