Trabalhos para o 9º ano
Semana de História e Geografia
Movimentos populares no Brasil/2013
Diante das manifestações que agitaram o Brasil a partir de meados de 2013, levar os alunos a refletir sobre o assunto (já tratado em aulas anteriores) e sobre o movimento de Independência do Brasil. Como o trabalho será extenso, a sala será dividida em equipes de 7 alunos. Todas as equipes pesquisarão o mesmo assunto, já que o objetivo final é refletir sobre a questão da Independência, que não foi um movimento popular, e sobre as manifestações atuais. Depois disso, os alunos imaginarão a Independência como um movimento popular, tentando passar, por meio de cartazes, o que a população do início do século XIX enfrentava aqui no Brasil. :::::::: Lembrando sempre que esta atividade trabalha com a imagem fictícia de uma Independência brasileira com participação popular ::::::::
O trabalho será dividido em:
- Pesquisa sobre a Primavera dos Povos;
- Pesquisa sobre a Primavera Árabe;
- Pesquisa sobre a “Primavera Brasileira”, se é que ela existe/existiu;
- Elaboração de um mapa do Brasil indicando os principais locais onde ocorreram as manifestações populares no Brasil em 2013, com breves informações sobre cada uma das “primaveras”;
- Elaboração de 4 cartazes por equipe, com questões ligadas à Independência do Brasil, mas com frases adaptadas das manifestações deste ano, como se a Independência tivesse sido um movimento popular, como se o povo tivesse saído às ruas no início do século XIX para pedir a Independência do Brasil.
- Após uma semana de exposição, encontrar uma solução ecológica para os cartazes utilizados.
** Resultado das pesquisas sobre as "primaveras" pode ser manuscrito, impresso ou enviado por e-mail, facebook, nuvens....
** Dúvidas? Além de esclarecimentos durante as aulas, você também pode comentar esta postagem ou, como de costume, pelo
Facebook.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!