Postagem em destaque

Atividade para o filme "Nós que aqui estamos, por vós esperamos"

século xx
O século XX como você nunca viu. 


Atividade para o 9º ano

Tendo como base o filme "Nós que aqui estamos, por vós esperamos"

Colégio Construindo o Saber



Eu sei, os alunos do 9º ano/2013 já fizeram uma atividade sobre este filme de Marcelo Masagão (clique aqui para ver como foi o trabalho). E não foram somente eles. Já utilizei inúmeras vezes  (sempre com abordagens distintas) este filme que retrata o século XX de uma forma inusitada. Por exemplo, cada um dos alunos da turma de 2013 contou sua própria história no site do Museu da Pessoa.

Para ver a ficha técnica do filme e um link para assistí-lo no YouTube, clique aqui.

Para o 9º ano de 2014, a atividade será diferente. Seguem abaixo as questões que deverão ser respondidas individualmente, além de uma atividade para ser realizada em grupo. Vamos lá:


  1. A partir da análise do filme e das nossas discussões em sala, faça uma descrição do filme em, no mínimo, 15 linhas do seu caderno.
  2. Elabore um bom argumento para explicar qual a impressão que o filme lhe passou sobre a relação do século XX com as guerras.
  3. O que você pode concluir do filme a respeito do papel da mulher no século XX? Justifique sua resposta.
  4. Cite um trecho do filme que faz menção à cultura pop do século XX.
  5. Quando o filme trata sobre o assunto das religiões, o que você entendeu pelas expressões "perto de Deus" e "à espera de Deus"? Justifique sua resposta.
Atividade em grupo:
  • Com papel kraft (40cm x 300cm), crie uma linha do tempo sobre o século XX, destacando e comentando alguns dos principais acontecimentos. Como a sala será dividida em 5 grupos, os temas a serem sorteados serão: cultura, política no Brasil, guerras, catástrofes e ciência. A linha do tempo da sua equipe deverá ter, no mínimo, 25 itens (o que dará aproximadamente 5 itens por integrante da equipe).

As questões deverão ser entregues no mesmo dia (27/02). Nós teremos duas aulas e será permitido o uso dos laptops, tablets e celulares para rever o filme e realizar as primeiras pesquisas para a linha do tempo. A linha do tempo é para o dia 06/03, então #partiufazerotrabalhoparanaopassarocarnavalvendocoisadeescola. kkkkkkkk


Bom trabalho a todos!

Abraço e bom carnaval!





Trabalho de História

Comentários

  1. adoro esse filme , faz tempo que não vejo, me deu vontade de passar p alunos .. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço pela sua visita.
    Sou suspeito ao falar sobre esse filme, pois também gosto muito.
    Além disso, ele continua a me surpreender, mesmo depois de tanto tempo. Por exemplo, esta semana resolvi assistir novamente "Um cão andaluz" - https://youtube.com/watch?v=pYvuLqw6ZcE , depois de anos sem me lembrar dele e qual não foi minha surpresa ao perceber que a cena da mulher na rua mexendo em uma mão foi tirada justamente desta obra surrealista.
    Por isso não me canso do Nós que aqui estamos...

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!