Postagem em destaque

Prova de Geografia - 9º ano - 1º bimestre - com gabarito

Prova de Geografia - www.professorjunioronline.com


Prova de Geografia

9º ano - 1º bimestre


Prova de Geografia para o 9º ano do Ensino Fundamental, com gabarito.




Abaixo, a transcrição da prova de Geografia para o 9º. Opção de download logo após a transcrição.


1. Observe o mapa abaixo (representado sem escala) e caracterize o continente asiático em relação à sua localização geográfica.

2. Observe os mapas abaixo (todos representados sem escala), e crie um texto sobre a ocupação do continente asiático, associando-a com as características físicas representadas nos mapas.

3. Sobre as características econômicas, culturais e sociais do continente asiático, assinale (V)erdadeiro ou (F) also:
( ) No continente asiático localiza-se o país com maior desenvolvimento tecnológico produtivo do mundo: o Japão.
( ) Os Tigres Asiáticos foram os países com maior crescimento agropecuário do mundo nas duas últimas décadas.
( ) O continente asiático apresenta alto crescimento demográfico, com média anual de 1,5%, mas tem a menor população absoluta do planeta.
( ) O continente asiático apresenta extremos opostos de desenvolvimento, como por exemplo o Japão, altamente desenvolvido, e o Nepal, extremamente subdesenvolvido.
( ) Na questão religiosa, o continente asiático tem representantes do budismo, hinduísmo, confucionismo e xintoísmo, mas não apresenta populações expressivas do cristianismo, judaísmo e islamismo.

4.
Escolha uma característica física do continente asiático (relevo, clima, vegetação) e descreva sua atuação no continente asiático.

5. Qual fenômeno climático é representado na ilustração ao lado? Explique-o.

6. (UFLA-adaptado) Leia o texto seguinte e as proposições que se seguem.

FATOS IMPRESSIONANTES SOBRE O TSUNAMI
O tsunami que devastou a Ásia [em 2004] foi um dos desastres mais impressionantes da história. A devastação que ele causou engolindo cidades inteiras, demolindo tudo o que estava na orla e matando mais gente do que parece possível aceitar - você já conhece. Mas a marca do maremoto foi ainda mais profunda. O planeta Terra sentiu esse cataclismo de maneira marcante e permanente. E é possível de se verificar nos exemplos abaixo:
1. A onda de 12 metros do tsunami asiático foi devastadora. Mas não é nada perto da que atingiu o golfo do México há 65 milhões de anos, quando um asteroide espatifou-se na Terra, extinguindo 60% das espécies, (...) incluindo os dinossauros. Estima-se que aquele tsunami tenha atingido 1 quilômetro de altura.
2. Ninguém ainda foi lá ver, mas surgiu no chão do oceano uma falha geológica espetacular. Acredita-se que o fundo do mar tenha afundado mais de 20 metros em alguns trechos. A falha foi causada pelo deslizamento súbito da placa da Índia.
3. O Pólo Norte também mudou de lugar. Quem quiser procurar Papai Noel agora vai ter de se deslocar 2,5 centímetros para nordeste. Isso porque o eixo imaginário em torno do qual o planeta gira foi abalado, inclinando-se levemente (...)
(Supernovas, "Revista Superinteressante", edição 210, Editora Abril, fevereiro de 2005, p.16 17-adaptado)
Proposições:
I. Teoria da Extinção dos Dinossauros
II. Teoria da Deriva dos Continentes
III. Teoria do Estreito de Bering
IV. Teoria do Big Bang
A alternativa que indica as teorias que podem ser associadas aos exemplos apontados no texto é:
a) Proposições I e IV
b) Proposições II e III
c) Proposições III e IV
d) Proposições I e II
e) Proposições II e IV

-------------------------------

-------------------------------


7. Com base em nossas aulas , crie um texto descrevendo as principais características econômicas do continente asiático.

Leia o texto abaixo e responda o exercício 8.
Assembleia Nacional aprova relaxamento da política do filho único na China (www.folha.com.br-28/12/2013 05h20)
A Assembleia Nacional Popular, o principal órgão legislativo da China, aprovou (...) a resolução que relaxa a controvertida política do filho único e autorizará mais casais do país a ter um segundo descendente. Por meio dessa reforma legal, os casais urbanos nos quais um dos cônjuges seja filho único poderão ter um segundo filho (antes isto só era permitido se nem a mãe nem o pai tivessem irmãos). (...) Autoridades sanitárias e de planejamento chinesas calculam que esta reforma fará com que mais dois milhões de crianças nasçam a cada ano, aumentando de sete a nove milhões o número total de nascimentos por ano. A política do filho único começou no final dos anos 1970 para frear a superpopulação, mas nos últimos anos especialistas e legisladores chineses defenderam seu relaxamento, devido a problemas derivados dela como o rápido envelhecimento populacional ou a falta de mão de obra em zonas industriais como Cantão e o delta do Yang Tsé. O regime comunista argumenta que, se a política do filho único não tivesse sido aplicada, atualmente o país teria maiores problemas de superpopulação, pois teria 1,7 bilhões de habitantes, e não os 1,3 bilhões atuais. No entanto, teve igualmente efeitos negativos, como o mencionado envelhecimento da pirâmide demográfica, os abortos seletivos ou os abandonos de meninas em áreas rurais. A expectativa é que o país chegue a seu pico de população em duas décadas e que antes disto a Índia, que não impõe medidas de controle demográfico tão drásticas, lhe supere como a nação mais povoada do mundo.

8. Com suas palavras, explique o que foi a política do filho único, destacando com qual objetivo ela foi adotada na China.

9. Dos países abaixo, assinale o único que não pertence ao grupo dos Tigres Asiáticos:
a) Coreia do Sul
b) Coreia do Norte
c) Cingapura
d) Hong Kong
e) Taiwan


Clique aqui para fazer o download da prova no Dropbox.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de Geografia? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1:
Possibilidade de resposta:
Continente localizado, em sua maior parte, no hemisfério setentrional e totalmente no hemisfério oriental. Limita-se ao norte com o oceano Glacial Ártico; ao sul com o oceano Índico; a leste com o oceano Pacífico; a oeste com a Europa e os mares Vermelho e Mediterrâneo. É cortado pela linha do Equador, pelo trópico de Câncer e pelo círculo Polar Ártico.


Exercício 2:
Espera-se que o aluno consiga associar o fato de não haver uma distribuição uniforme no continente asiático com as características físicas, como as altas concentrações nas planícies fluviais dos rios Amarelo, Azul, Mekong e Ganges, além dos vazios demográficos nas regiões desérticas e na porção setentrional do continente.


Exercício 3
(V)
(F)
(F)
(V)
(F)

Exercício 4:


Resposta a critério do aluno. Escolhendo qualquer uma das opções, espera-se que o aluno possa descrevê-la em relação ao continente asiático, não como uma simples reprodução de conteúdos, mas sim como uma interpretação do que foi discutido em sala de aula.

Exercício 5:

Basta que o aluno explique o fenômeno das moções, no qual o clima tropical sofre a ação dinâmica das massas de ar, que ocorrem das diferenças de temperatura e pressão atmosférica entre o continente e o oceano. Em seguida, basta descrever o processo demonstrado na ilustração, que explica o que ocorre no verão e no inverno.

Exercício 6:

Alternativa D


Exercício 7:
O aluno deve demonstrar que compreendeu as principais características econômicas do continente asiático, bem como sua grande diversidade. É importante destacar os extremos de desenvolvimento e subdesenvolvimento do continente e as principais atividades econômicas nos setores primário, secundário e terciário.

Exercício 8:
O próprio texto já traz informações suficientes para a explicação da política do filho único, que pode ser complementada com alguma informação adicional pelo aluno.

Exercício 9:

Alternativa B



Quer outras provas de Geografia?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Atualizada em maio/2022

Comentários

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!