Postagem em destaque

Moinho Globo.

Aqui tem uma foto dos alunos no Moinho Globo.


Visita dos alunos do 8º ano ao Moinho Globo. 

O trabalho foi realizado pelos alunos Daniel, João Pedro e Rennan. 


Colégio Construindo o Saber

Confira o texto dos alunos:

                 
Entrevistado: WAGNER.
Função: técnico em segurança


Nós (Daniel, Rennan e João Pedro) visitamos o Moinho Globo no dia 11/03/14 e o Wagner nos respondeu uma série de perguntas sobre a produção de seus produtos e sobre a história da empresa. Leia a seguir as repostas que Wagner nos deu.


Ele nos falou sobre as máquinas e disse que existem aproximadamente 1000 máquinas na empresa e que a principal matéria prima é o Trigo. Cada funcionário tem seus equipamentos de segurança tais como: capacete com fone (protetor para os ouvidos), óculos e botina de borracha.

Já falando em máquinas e funcionários do Moinho Globo, o mesmo possui 180 funcionários diretos e 150 indiretos. Os diretos são contratados pelo próprio Moinho e os indiretos são contratados por empresas terceirizadas. Aproximadamente 70% do trabalho realizado na empresa é manual e somente 30% são as máquinas quem realizam.

Nós perguntamos se a empresa poderia existir sem as máquinas e ele nos disse que, se não houvesse máquinas, poderia ser utilizado o moinho de vento ou de água, mas com uma produção e lucro menores. Hoje, naquela empresa, as máquinas produzem cerca de 450 toneladas por dia e 3.100 toneladas por semana.

Cada funcionário tem sua função, como acontece na divisão social do trabalho. O Moinho Globo além de vender para o Brasil já vendeu para Angola.

O produto deles é produzido da seguinte maneira: o trigo é moído no moinho, daí ele é transformado em farinha, que é levada ao laboratório para verificar a qualidade do produto.

Quanto ao destino dos dejetos, o que sobra dos papeis são doados para uma cooperativa de reciclagem, enquanto que o que sobra de farinha é utilizado para consumo animal. Além disso, eles utilizam material sustentável para a manutenção da fábrica.

O tempo para moer o trigo (farinha) é de aproximadamente 20 a 30 minutos.

Falando em indústrias, máquinas e funcionários, nós aprendemos em nossas aulas que, com a Revolução Industrial, as indústrias passaram a utilizar mais máquinas e diminuiram a mão de obra, pois as máquinas realizam o trabalho de vários funcionários. Mas no Moinho Globo eles não desvalorizam funcionários pois os funcionários são quem representam a empresa.






Trabalho de História
Trabalho de Geografia

Comentários

  1. Esse trabalho foi um dos melhores que eu (Rennan) já fiz.Pois a recepção do Wagner foi ótima espero fazer outro trabalho lá no Moinho Globo.Eu aprendi que o moinho não utiliza tanto as máquinas quanto eu pensava,pois no texto acima diz q 70% da empresa é manual e nas aulas de historia fala que as empresas utilizam mais máquinas do que funcionários.(RENNAN)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Rennan. Todos da equipe disseram mesmo que foram muito bem recebidos no Moinho Globo.
      Você viu como é bom tentar descobrir novas informações?
      Agora você sabe da importância das máquinas, mas descobriu também que a mão de obra humana é essencial.

      Abraço!

      Excluir
  2. Nesse trabalho eu gostei que la eu fui tratado muito bem, lá eu vi que as máquinas não fazem a maior parte do trabalho; no moinho eu aprendi que antes de ser liberada para o consumo a farinha é levada ao laboratório para ser checada a qualidade da farinha.
    Na revolução industrial eu aprendi que os funcionários não tinham muita segurança, o que hoje em dia a segurança dos funcionários é melhor que a do século XVIII.

    ResponderExcluir
  3. O moinho nos tratou muito bem.Eu aprendi que é 70%manual e 30%de máquinas que os trabalhos manual é fundamental para a empresa.
    Se não existi-se máquinas o moinho poderia existir mas seria um moinho de vento ou de água.
    Eu aprendi na revolução industrial que passou para as máquinas.

    (Daniel) abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Daniel. Pelos seus comentários em sala percebi que você gostou muito de fazer o trabalho. Que bom!

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!