Postagem em destaque

Prova de História - 9º ano - 1º bimestre - com gabarito

Prova de História


Prova de História

9º ano - 1º bimestre


Prova para download e gabarito


Clique aqui para fazer o download da prova no Dropbox.
Quer armazenar seus arquivos 'nas nuvens', no Dropbox? Basta clicar aqui.

Quer outras provas de História? Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Gabarito:

Exercício 1:
O aluno deve demonstrar que compreendeu que essa primeira fase da Grande Guerra foi marcada por massivos ataques alemães, principalmente contra a França. A partir da Bélgica, os alemães marcharam sobre a França, rumo a Paris.


Exercício 2:
Com o fracasso da Guerra de Movimentos, teve início a Guerra de Trincheiras, nas quais os soldados não avançavam, escondiam-se em trincheiras aguardando o ataque inimigo. As trincheiras eram fossos de quilômetros de extensão nos quais os soldados posicionavam-se. A imobilidade das trincheiras permitiu que os alemães atacassem a frente oriental, fazendo os russos recuarem.


Exercício 3
É um conceito que se refere a uma guerra de alcance ilimitado, na qual as partes envolvidas mobilizam recursos humanos, industriais, agrícolas, militares e tecnológicos, atacando estrategicamente de diversas maneiras, seja por terra, água ou ar, na tentativa de levar o inimigo à derrota.


Exercício 4:

Alternativa D

Exercício 5:

(A)       (E)       (A)
(E)       (A)       (E)

Exercício 6:
Alternativa B

Exercício 7:
Alternativa C

Exercício 8:
Alternativa B

Exercício 9:
O aluno pode citar qualquer situação russa que antecedeu a Revolução, como por exemplo o autoritarismo czarista, o grande fosso social entre a nobreza e a população, crise econômica, baixa industrialização e péssimas condições trabalhistas, descontentamento da burguesia com a postura centralizadora do czar, entre outros.

Exercício 10:
Com a morte de Lênin, em 1924, abriu-se a disputa pelo poder entre Stalin e Trotski, pautados pela divisão ideológica sobre a condução da Revolução. Para Trotski, a revolução deveria ser permanente e multiplicada pelo mundo, já para Stalin, a revolução deveria se consolidar e depois construir o socialismo no mundo, de preferência sob o comando da URSS. Como chefe do Partido Comunista e controlador da máquina administrativa, Stalin vence a disputa e dá início ao processo de expulsão de Trotski e seus seguidores, com prisões, exílios e execuções.

Exercício 11:
Resposta pessoal do aluno, desde que não fuja do que foi pedido no enunciado.



Quer outras provas de História?
Utilize o menu no início desta página ou clique aqui.


Comentários