Postagem em destaque

Transgênicos.

Aqui tem uma foto do Artur explicando sobre transgênico. www.professorjunioronline.com


Transgênicos

O aluno Artur, do 7ºano do Colégio Construindo o Saber, deu uma excelente explicação sobre Transgênicos


Colégio Construindo o Saber


Quando apareceu o tema Transgênicos em nossa apostila de Geografia, sabendo da paixão do Artur pelos temas relacionados à agricultura, não pensei duas vezes em perguntar se ele se interessava em pesquisar sobre o assunto. Ele nem piscou, respondeu rápido que faria a pesquisa e apresentaria na próxima aula.
Sinceramente, conhecendo o Artur como conheço, sabia que ele traria tudo certinho, mas não imaginava que ele daria uma verdadeira aula sobre o assunto, com direito a vídeos, amostras de plantas e de embalagens que indicavam o uso de transgênicos.
Fiquei admirado! Ele explicou tudo certinho, sem falas decoradas, demonstrando que realmente pesquisou e ficou por dentro do assunto.

Posso dizer que eu não faria melhor, Artur. Você está de parabéns! Todos nós gostamos das suas explicações e saímos sem nenhuma dúvida (isso mesmo! o Artur não deixou pergunta sem resposta, esclarecendo tudo aos seus amigos de sala).

E depois de todas as explicações, ainda mandou um texto para ser postado aqui no blog.

Ufa! Foi bastante coisa!

Você pode conferir como foi a aula do Artur, clicando aqui ou na imagem abaixo para ver o álbum de fotos. Além disso, não deixe de conferir, logo abaixo do álbum, o texto enviado por ele.

Aqui tem uma foto do Artur


Essas folhas foram as informações que me baseei para dar minha 1ª "aula".

Trangênicos


A Transgenia existe tanto em animais como em vegetais.

Transgenia nos vegetais:

Conceitos:
*PLANTAS CONVENCIONAIS: Aquelas que a natureza produz sem a interferência do homen.
*PLANTAS TRANGÊNICAS: Aquelas geneticamente modificadas pelo homem, trazendo algumas características interessantes, como aumento de produtividade, resistência à seca, controle de lagartas e ervas daninhas.
*Todo agricultor que for cultivar plantas transgênicas tem que seguir determinadas normas (legislação). Estas culturas são vistoriadas pelos técnicos da Secretaria da Agricultura e Ministério da Agricultura sob pena de multa e destruição da cultura se não forem cumpridas as normas.
*Exemplo: Na soja transgênica o agricultor terá que plantar no mínimo 20% da sua área do imóvel com planta convencional (área de refúgio).
*Todo produto proveniente de lavoura transgênica terá que ser identificado com o simbolo de Transgênico. No supermercado os alimentos transgênicos também são identificados com o mesmo símbolo.
*Os cientistas têm como objetivo, com esta tecnologia, aumentar a produtividade e agredir menos o meio ambiente, pois será necessário menos aplicação de agrotóxico.
*Algumas pessoas acreditam que esta tecnologia é contra Deus porque o homem interfere no desenvolvimento natural. Acreditam que mais tarde trará consequências desastrosas. Meu pai comentou com os pesquisadores da Monsanto sobre o assunto e eles disseram que se houvesse algum malefício à população e ao meio ambiente, interromperiam esta tecnologia pois eles também têm família.
*Alguns exemplos de transgenia vegetal:
SOJA INTACTA, descoberta nos EUA. Como a lagarta não é problema para os agricultores americanos, a Monsanto desenvolveu esta tecnologia para o Brasil, porque a lagarta aqui é o principal problema para o agricultor brasileiro. Ocorre um aumento de 15% na produtividade e não é necessário nenhuma aplicação para o controle de lagartas.
Outro exemplo interessante é o algodão transgênico que se desenvolve com as fibras coloridas, favorecendo a indústria têxtil que dispensa o uso de corantes.
MILHO POWER CORE, ocorre o controle das lagartas do cartucho. E podendo aplicar Glifosato no controle das ervas daninhas.




Trabalho de Geografia

Comentários

  1. achei muito legal essa aula sobre a tangenia

    ResponderExcluir
  2. Artur a sua aula foi muito boa!!!!!Entendi porque vc explica muito bem.Parabéns pois essa aula além de ter sido muito boa foi muito bem preparada, pois você levou tudo o que era necessário para todos pudessem entender.

    Amanda!!!!


    AMANDA.

    ResponderExcluir
  3. Isso ae artur achei sua aula muito interessante e agora sei mais sobre produtos transgênicos ! (h)
    Jose Antonio

    ResponderExcluir
  4. Ai Artur gostei da aula e aprendi o que e TRANSGÊNICOS
    :>)

    arao

    ResponderExcluir
  5. Artur Gostei muito da sua aula aprendi muito sobre o TRANSGÊNICO e sua Aula foi muito bem preparada Parabéns (h)

    Vitor Neves !!!!

    ResponderExcluir
  6. Artur foi legal sua aula e aprendi sobre os transgênicos (h)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Artur a sua aula foi bem legal aprendi muito sobre o Transgênico.
    Giovanna !!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!