Postagem em destaque

Copa do Mundo em quadrinhos - Brasil Campeão

Histórias das Copas

Copa do Mundo em Quadrinhos - Brasil Campeão

1958, 1962, 1970, 1994, 2002... em HQs

O Brasil já fez bonito em copas... Você conhece as histórias?




Se você é meu aluno, nunca viu o Brasil ser campeão em uma Copa do Mundo. Será que verá este ano na Copa do Mundo Fifa do Qatar? Ao menos passamos para oitavas de final, vamos aguardar e ver no que dá. Como já faz, digamos, um tempinho que sou professor, tenho ex-alunos que presenciaram o Brasil ser campeão, em 1994 e 2002. Os meus alunos deste ano tinham entre dois e oito anos na época do vexame de 2014 (aquele do sete a zero para a Alemanha). Se não assistiram, ao menos ouviram falar o que foi aquilo. 

Veja também:

Continua...

-------------------------------

-------------------------------


Se você quer conhecer um pouco das Copas em que o Brasil foi campeão, de uma maneira diferente, pode acessar os links desta postagem e conhecer a história (em quadrinhos) de cada um dos momentos que o Brasil levou a taça. Com a facilidade da Internet, informações sobre essas copas você encontra em qualquer lugar, mas o jornal Estadão encontrou uma maneira diferente, as histórias em quadrinhos, para contar passagens reais das vezes em que a seleção brasileira foi ouro. São cinco histórias em quadrinhos sobre as Copas nas quais a seleção levou o Brasil ao topo. 
Antes dos links vamos para uma ficha técnica das histórias.

Ficha Técnica:

  • Título: Histórias (do Penta) em Quadrinhos
  • Quadrinização: Rubens Paiva e Eduardo Asta
  • Pesquisa e Roteiro: Fábio Soares
  • Desenho e Cores: Daniel Franco
  • Publicado: Pelo Estadão em 2014

Agora, vamos aos quadrinhos, basta clicar nos títulos de cada um para conhecê-los:


Didi - Copa 1958 - www.professorjunioronline.com 

1958 - Didi em apuros!

O craque do Botafogo era o principal jogador de uma seleção brasileira abalada pelas nas copas de 50 e 54... Ele estava treinando no Maracanã às vésperas do Mundial de 58 quando levou um susto que fez seu apaixonado coração disparar...



Mané Garrincha - Copa 1962 - www.professorjunioronline.com

1962 - Driblaram o Mané!

Por conta da conquista de 1958, o Brasil entrou na Copa de 62 como grande favorito. Mas com a contusão de Pelé na segunda partida, a confiança ficou abalada... Mané Garrincha assumiu então o posto de protagonista. E contra a Inglaterra, pelas quartas de final, deslumbrou o mundo com uma atuação quase perfeita. Quase.


Gérson - Copa 1970 - www.professorjunioronline.com

1970 - Gérson Sumiu!

Em campo, Gérson era o cérebro da seleção brasileira que encantou o mundo com um futebol exuberante na Copa de 70. Fora dele, seus hábitos quase criaram um problema na final contra a Itália...




Ricardo Rocha - Copa 1994 - www.professorjunioronline.com

1994 - Ricardo Rocha e os "Guerreiros Kawasaki"

Zagueiro se machuca na estreia, mas drama acaba em comédia que ajuda Brasil a ser Tetra. Ricardo Rocha era o xerife da defesa brasileira. Diante de um imprevisto logo na estreia na copa, pensou em como ser útil de outra forma...



Ronaldo e Rivaldo - Copa 2002 - www.professorjunioronline.com

2002 - Ronaldo X Rivaldo - Campeão ou artilheiro?

O Brasil chegou à final da Copa de 2002 com 16 gols marcados. Ronaldo Fenômeno fizera seis e Rivaldo cinco, A comissão técnica temia que uma disputa interna pela artilharia atrapalhasse a conquista do Penta...



Agora, para saber como foram os vexames de 1950, quando o Brasil perdeu para o Uruguai no Maracanã, e 2014, o famoso 7x1 para a Alemanha, clique nos links abaixo:





Postado em jul/2014, atualizado em 04/12/2022.


Texto Original:
Se você é meu aluno, no máximo viu o Brasil ser campeão em uma Copa do Mundo ou estava nascendo quando ele foi penta. Se já foi meu aluno há algum tempo, pode ser que tenha visto o Brasil ser campeão duas vezes, em 1994 e 1992. Bom, na verdade sua idade não importa... se você também achou uma vergonha o desempenho da seleção brasileira de futebol, levando 7 da Alemanha, conheça a história das outras Copas em que a seleção fez bonito.
Informações sobre essas copas você encontra em qualquer lugar, mas o jornal Estadão encontrou uma maneira diferente, as histórias em quadrinhos, para contar passagens reais das vezes em que a seleção brasileira foi ouro. São cinco histórias em quadrinhos sobre as Copas nas quais a seleção levou o Brasil ao topo, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Comentários