Copa do Mundo em Quadrinhos - Brasil Campeão
1958, 1962, 1970, 1994, 2002... em HQs
O Brasil já fez bonito em copas... Você conhece as histórias?
Se você é meu aluno, nunca viu o Brasil ser campeão em uma Copa do Mundo. Será que verá este ano na Copa do Mundo Fifa do Qatar? Ao menos passamos para oitavas de final, vamos aguardar e ver no que dá. Como já faz, digamos, um tempinho que sou professor, tenho ex-alunos que presenciaram o Brasil ser campeão, em 1994 e 2002. Os meus alunos deste ano tinham entre dois e oito anos na época do vexame de 2014 (aquele do sete a zero para a Alemanha). Se não assistiram, ao menos ouviram falar o que foi aquilo.
Veja também:
Continua...
-------------------------------
-------------------------------
Se você quer conhecer um pouco das Copas em que o Brasil foi campeão, de uma maneira diferente, pode acessar os links desta postagem e conhecer a história (em quadrinhos) de cada um dos momentos que o Brasil levou a taça. Com a facilidade da Internet, informações sobre essas copas você encontra em qualquer lugar, mas o jornal Estadão encontrou uma maneira diferente, as histórias em quadrinhos, para contar passagens reais das vezes em que a seleção brasileira foi ouro. São cinco histórias em quadrinhos sobre as Copas nas quais a seleção levou o Brasil ao topo.
Antes dos links vamos para uma ficha técnica das histórias.
Ficha Técnica:
- Título: Histórias (do Penta) em Quadrinhos
- Quadrinização: Rubens Paiva e Eduardo Asta
- Pesquisa e Roteiro: Fábio Soares
- Desenho e Cores: Daniel Franco
- Publicado: Pelo Estadão em 2014
Agora, vamos aos quadrinhos, basta clicar nos títulos de cada um para conhecê-los:
O craque do Botafogo era o principal jogador de uma seleção brasileira abalada pelas nas copas de 50 e 54... Ele estava treinando no Maracanã às vésperas do Mundial de 58 quando levou um susto que fez seu apaixonado coração disparar...
Por conta da conquista de 1958, o Brasil entrou na Copa de 62 como grande favorito. Mas com a contusão de Pelé na segunda partida, a confiança ficou abalada... Mané Garrincha assumiu então o posto de protagonista. E contra a Inglaterra, pelas quartas de final, deslumbrou o mundo com uma atuação quase perfeita. Quase.
Em campo, Gérson era o cérebro da seleção brasileira que encantou o mundo com um futebol exuberante na Copa de 70. Fora dele, seus hábitos quase criaram um problema na final contra a Itália...
Zagueiro se machuca na estreia, mas drama acaba em comédia que ajuda Brasil a ser Tetra. Ricardo Rocha era o xerife da defesa brasileira. Diante de um imprevisto logo na estreia na copa, pensou em como ser útil de outra forma...
O Brasil chegou à final da Copa de 2002 com 16 gols marcados. Ronaldo Fenômeno fizera seis e Rivaldo cinco, A comissão técnica temia que uma disputa interna pela artilharia atrapalhasse a conquista do Penta...
Agora, para saber como foram os vexames de 1950, quando o Brasil perdeu para o Uruguai no Maracanã, e 2014, o famoso 7x1 para a Alemanha, clique nos links abaixo:
Postado em jul/2014, atualizado em 04/12/2022.
Texto Original:
Se você é meu aluno, no máximo viu o Brasil ser campeão em uma Copa do Mundo ou estava nascendo quando ele foi penta. Se já foi meu aluno há algum tempo, pode ser que tenha visto o Brasil ser campeão duas vezes, em 1994 e 1992. Bom, na verdade sua idade não importa... se você também achou uma vergonha o desempenho da seleção brasileira de futebol, levando 7 da Alemanha, conheça a história das outras Copas em que a seleção fez bonito.
Informações sobre essas copas você encontra em qualquer lugar, mas o jornal Estadão encontrou uma maneira diferente, as histórias em quadrinhos, para contar passagens reais das vezes em que a seleção brasileira foi ouro. São cinco histórias em quadrinhos sobre as Copas nas quais a seleção levou o Brasil ao topo, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!