Postagem em destaque

Super Trunfo Mitologia Grega

Aqui tem uma imagem da caixa do jogo Super Trunfo

Jogo Super Trunfo no ensino de História

Mitologia Grega



O conteúdo do 3º bimestre no 6º ano do Colégio Construindo o Saber é totalmente voltado à Antiguidade Clássica e um dos assuntos é a Cultura da Grécia Antiga. Nesse tema, com o objetivo de conhecermos um pouco mais sobre a mitologia grega, criamos um jogo no estilo Super Trunfo. Confira como foi feito e como ficou depois de pronto.






Os passos foram os seguintes:

  • Cada aluno pesquisou sobre três entidades diferentes da mitologia grega (titãs, deuses, semideuses...)  e também fez um desenho sobre eles (confira logo abaixo o álbum com os desenhos dos alunos).
  • Após os trabalhos entregues, cada aluno apresentou em sala as características de duas das entidades pesquisadas para que todos da sala pudessem dar sua nota, de 0 a 100 em cada um dos itens da carta (Poder, Força, Inteligência, Beleza). As notas foram somadas e divididas pelo número de alunos para obtermos uma média. :::::Perceba que os valores nas cartas não representam maior ou menor poder atribuído à entidade na mitologia e sim, o poder que os alunos decidiram, por meio de suas pesquisas, que teriam:::::
  • Depois disso, as cartas foram criadas. Inicialmente utilizaríamos os desenhos dos próprios alunos, mas eles preferiram encontrar figuras na internet e utilizá-las. As imagens das cartas para serem impressas estão logo abaixo do álbum de desenhos dos alunos.
  • As cartas e a caixa do jogo foram impressas em uma papel com gramatura superior à do sulfite comum, para ficarem mais firmes.


:::::Lembre-se que para fazer essa atividade, tivemos muito trabalho então, se gostou e vai aproveitar a ideia, compartilhe essa postagem:::::

Para imprimir o seu próprio jogo, do jeito que fizemos na sala, baixe os seguintes arquivos:


  • Clique aqui para baixar as cartas prontas, em pdf. Basta imprimí-las na opção 9 páginas por folha. Atenção, o arquivo é grande!
  • Clique aqui para baixar as regras do jogo, em pdf. Basta recortar nas bordas externas e depois dobrar.
  • Clique aqui para baixar a caixa do jogo e guardar as cartas.


Agora, se você conhece o básico de Corel Draw, baixe e edite os seguintes arquivos no formato cdr (lembre-se apenas de divulgar esta postagem!):














read more

Comentários

  1. Olá Júnior gostei muito de fazer este trabalho , e não tive nem uma dificuldade em fazer ! De sua aluna Júlia

    ResponderExcluir
  2. Júnior trabalho muito legal ficou d+ ,tive mais dificuldade em desenhar ,pois não é minha praia,mas ficou muito bom
    abraços vi do 6º ano

    ResponderExcluir
  3. Achei a ideia do Super Trunfo muito legal e criativa....
    O único defeito que observei foi que as cartas tinham um valor (poder,força,inteligência e beleza) muito parecidos e altos...
    Mas mesmo assim me diverti muito fazendo esse trabalho incrível !
    Obrigado pela ajuda Júnior !!..

    Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Luiza, também acabei não gostando do valor final das cartas, mas lembre-se que foram resultado dos nossos debates em sala. Mas este foi o primeiro que fizemos, quem sabe faremos um novo jogo, com outra temática e aí já saberemos como :::não::: decidir os valores.

      Abraço!

      Excluir
  4. Oi JÚNIOR ACHEI MUITO LEGAL A IDEIA DO SUPER TRUNFO!!
    A MINHA MAIOR DIFICULDADE FOI NA HORA DO DESENHO MAIS GOSTEI MUITO DO TRABALHO!!
    E TAMBEM APRENDEMOS UM POUCO DE CADA UM DOS DEUSES !
    DE SUA ALUNA:MARIA LUIZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é essa mesmo, Maria Luiza: aprender de forma prazerosa. Pode ficar tranquila que bimestre que vem tem mais! rsrsrsrs

      Abraço!

      Excluir
  5. Tio Júnior adorei fazer este trabalho , como sempre seus trabalhos são muito legais , será uma esperiência inesquecível , guardarei com muito carinho , e lembrarei sempre de quando fizemos este trabalho , foi um dos mais legais que eu já fiz , adoro suas aulas de História , e também de geografia , sempre aprendo bastante ,e vou embora sem dúvidas , você ensina muito bem, tenho certeza de que todo mundo também pensa igual a mim ,e desta vez aprendemos de um jeito mais legal ainda, fazendo o SUPER TRUNFO , ficou legal mesmo sem a carta trunfo , não tive tanta dificuldade assim para fazer este trabalho , só na hora de encapar que me deu um pouquinho de dificuldade , mas depois eu consegui , pesquisei ,desenhei , apresentei , recortei , montei , colei ... Ufa , enfim depois de tanto trabalho , joguei ... Sua Aluna : Lara Marques Da Silva .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Lara........ fico feliz em saber o que pensa das minhas aulas (sorte que você só falou bem rsrsrsrsrs) e também em saber que você gostou desse trabalho. Essas palavras, vindo de uma aluna tão especial como você, são muito importantes para mim.

      Abraço!

      Excluir
  6. Jogo Super Trunfo que não tem a carta Super Trunfo?

    ResponderExcluir
  7. Que legal vou mostrar pra minha techer pra ela fazer na nossa sala.

    ResponderExcluir
  8. Professor, não consigo baixar os arquivos, aparece que eles não existem.

    ResponderExcluir
  9. Professor, boa noite!
    Não consigo acessar aos links, pois informa que eles não existem.
    Conseguiria me disponibilizar esse conteúdo via e-mail?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Prof. Helisson Soares,
      obrigado pela sua visita ao blog e obrigado por informar sobre os links quebrados. Estou enfrentando alguns problemas com os armazenamentos no OneDrive, agora atualizei todos desta postagem para o DropBox, pode tentar novamente.
      Se tiver algum problema, por favor, me informe.

      Abraço!

      Excluir
    2. Muito obrigado mais uma vez professor!
      Agora deu certo o acesso.
      Ótimo trabalho.

      Forte abraço!

      Excluir
  10. Respostas
    1. Olá Joel,

      obrigado por informar, os links já estão disponíveis.

      Abraço!

      Excluir
  11. Olá Professor, parabéns pelo trabalho!
    Minha filha faz aniversário em Maio e me pediu o tema Grécia Antiga.
    Tive a idéia de fazer um jogo da memoria e um Super trunfo para presentear às crianças. Encontrar esse trabalho acelerará muito o processo!
    Sou designer e comecei a criar as cartas para o jogo, porém pretendo usar 32 personagens, 4 por grupo.Se possível, gostaria de trocar idéias com você sobre os valores a colocar nos personagens que não estão na tua lista.
    Seria possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allan Coelho,
      obrigado pelas palavras de incentivo e desculpe pela demora em responder (semana de provas....).
      Sobre os valores posso até dar uma força, mas o 'poder' de cada carta foi decidido pelos alunos, conforme pesquisas que realizaram, e cada um valorizou o que mais gostou, por isso o resultado foi muito subjetivo.
      Abraço e até mais.

      Excluir
  12. Cara, parabéns pelo teu trabalho com essas crianças! Ficou muito massa!!!
    Tomo aqui a liberdade pra poder usar com os meus pequenos também, não o jogo pronto, mas o processo criativo que achei bacana. Devem ter surgido várias discussões do tipo "Ei, ele não merece ter só isso não, por causa disso, disso e disso."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro. Obrigado pelo seu comentário.
      Realmente as discussões foram sobre as injustiças cometidas em cada carta. Valeu cada segundo do trabalho. Esse ano adaptei para a Copa da Rússia, também gostaram muito, só não sei quando conseguirei tempo de postar tudo aqui.

      Abraço!

      Excluir
  13. Muito legal, professor!

    Senti falta do Hércules e do Hermes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio Santos, obrigado pelo seu comentário.
      Realmente alguns deuses e heróis foram deixados de fora, mas a escolha foi totalmente dos alunos, sem interferência direta minha.

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!