Uma História de Natal... e de guerra!
Um episódio inacreditável, uma mensagem para refletir...
Época de Natal é sempre a mesma coisa... As mensagens são sempre as mesmas (ou ao menos parecidas), muita gente se esquece do verdadeiro sentido da data para os cristãos, outros ainda parece que se esquecem que no Brasil existem (sim!) outras religiões que não comemoram o Natal e até mesmo cristãos que não reconhecem a data.
Bom, sendo assim, resolvi deixar para meus alunos e todos os outros leitores do blog, uma mensagem diferente. Uma história que muitos desconhecem, que esteja relacionada com os conteúdos que vemos durante o ano e também que, ao mesmo tempo, transmita o verdadeiro espírito de paz que muitas vezes fica esquecido, dando lugar a um consumismo desenfreado.
O episódio se passa durante a Grande Guerra (ou 1ª Guerra Mundial, como queiram!), um dos maiores e mais sangrentos episódios da História. No primeiro ano de combate, em 1914, quando os envolvidos já haviam percebido que o conflito se arrastaria por muito mais tempo do que imaginavam, em uma frente de combate da Bélgica, os soldados, envolvidos pelo 'espírito natalino', interrompem as batalhas temporariamente para comemorar o evento cristão entre eles. Tão inusitado quanto inesperado, o ocorrido permitiu que, ao menos por alguns momentos, os soldados esquecessem a carnificina na qual estavam imersos, mesmo que, horas (ou dias) depois estivessem novamente uns nas miras dos outros.
Acredito que, mesmo separados por mais de 100 anos, a Trégua de Natal, como ficou conhecido o ocorrido, está muito mais próxima de qualquer espírito natalino do que qualquer 'mensagem' que queiram nos passar atualmente.
E é neste espírito que desejo a todos os meus alunos ou leitores do blog, cristãos ou não, que tenham um final de ano realmente reflexivo sobre o sentido da Paz e das relações pessoais em nosso dia a dia.
Desejo a todos um final de ano de descanso, paz e confraternização e um ano vindouro repleto de realizações.
Para conhecer mais sobre a Trégua de Natal, ou Christmas Truce, clique nas imagens abaixo abaixo.
|
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!