Postagem em destaque

Cadeira de Inquisição - Réplica de Instrumento de Tortura

Cadeira de Inquisição - Instrumentos de tortura medievais - www.professorjunioronline.com

Instrumento de Tortura Medieval

Cadeira de Inquisição


A Idade Média, o feudalismo e as perseguições do Santo Ofício da Inquisição aos hereges sempre chamam bastante a atenção dos alunos.


Para trabalhar o tema em 2015, aproveitei a turma mais que especial do 7º ano/Colégio Construindo o Saber para fazer algo que há muito tempo eu tinha vontade, mas me faltava coragem. Desta vez, aproveitei esses meus alunos que enfrentam qualquer desafio e resolvi convidá-los para montarmos um instrumento de tortura medieval.
Primeiramente tivemos um embasamento teórico. Já havíamos iniciado a Idade Média e passamos então a estudar o poder da Igreja durante esse período. Conhecemos o Santo Ofício da Inquisição e suas práticas de perseguição aos hereges. Vimos alguns instrumentos utilizados pelos inquisidores e escolhemos justamente a "Cadeira da Inquisição".

Cadeira da Inquisição
Você vai precisar de:
- Papelão
- Cola
- Cabo de vassoura
- Sulfite
- Fita adesiva larga
- Tinta spray

Não foi fácil! Primeiramente a base da cadeira foi toda de papelão. Procuramos por embalagens de geladeiras ou televisões mas não encontramos e por isso utilizamos caixas que pedimos em supermercados, que não eram tão espessas, isso foi um dificultador, pois a cadeira não ficou muito firme.
Depois desenhamos os moldes iniciais no papelão, utilizando os desenhos abaixo.
Cadeira de inquisição - Molde

Os outros moldes (lateral e suporte dos pés) fizemos sem molde algum, apenas observando a foto original.
Para fazer as partes pontiagudas da cadeira, utilizamos o molde abaixo, impresso em sulfite:

Molde para as partes pontiagudas

As pontas da cadeira foram feitas recortando-se os círculos em três partes e fazendo pequenos cones... foram mais de 2500 cones (repetindo: dois mil e quinhentos cones). Os alunos não querem ouvir falar em cones tão cedo. Esses cones foram colados um a um na cadeira.

O cabo de vassoura foi utilizado para fixar o suporte dos pés.

Para pintar a cadeira tentamos utilizar tinta guache dissolvida em um pouco de água e espirramos com um desses sprays de limpeza. Porém... não deu muito certo, os cones começaram a se soltar. A solução foi comprar tinta spray. Aí sim, deu certo.

O resultado pode ser conferido nas fotos abaixo.
Se você quiser fazer a sua cadeira, comente esta postagem para tirar qualquer tipo de dúvida. Confira nas postagens também  o que os alunos acharam do trabalho e quais foram suas principais dificuldades.







Trabalho de História

Comentários

  1. Olá Júnior!
    O trabalho da cadeira foi Muuuito legal ! Me diverti pra valer ..mas a parte complicada foi os cones mesmo kkkk Mas do resto Nota 10!!
    ASS: Ana Luiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Luiza...
      Depois de alguns dias de trabalho você já havia se tornado uma 'expert' em fazer cones.

      Todos estão de parabéns ��!!!!!!

      Abraço do seu professor.

      Excluir
  2. Olá tio Júnior, gostei muito de realizar este trabalho, porque nunca na matéria de história fizemos algo igual, ou parecido, nunca vou esquecer deste trabalho, foi um dos mais legais que eu já realizei, recortamos, colamos e dobramos os cones, montamos várias partes da cadeira, depois pintamos, e ainda avaliamos nossos próprios amigos, colocando a nota que cada um merecia, e ainda avaliamos a si mesmos. Deu muito trabalho, mais valeu a pena, gosto muito dos seus trabalhos porque são diferentes e dinâmicos, gostei de todas as partes do trabalho e não tive tanta dificuldade. Esse trabalho ficou nota 10! Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, como sempre, atenta a todos os detalhes e sempre se destacando nos trabalhos.
      Parabéns a você e a todos por se entregarem totalmente ao trabalho.

      Vocês fizeram este trabalho ser 10!

      Abraço!

      Excluir
  3. Eai junior cara esse trabalho foi nota dez desde buscar os papelões ate fazer cones , mas tudo com a sua ajuda ,atenção aos pequenos detalhes , sem contar sua inteligencia em computação né .
    Trabalho nota 10
    E se alguem quiser algumas dicas p fazer cones é com nós mesmos
    Abraço Vinicius

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vinícius,
      você sabe que o trabalho só saiu porque você, o Pedro Henrique e o Ayrthon se viraram para conseguir o papelão. Além disso, todos se dedicaram bastante.
      Realmente vocês foram nota 100000000000000000000!
      Sobre os cones, quero ficar um bom tempo sem ouvir falar nisso. Hoje mesmo passei na sorveteria e a atendente perguntou: no cone de casquinha ou no copinho? Eu falei AAAHHHHH... cone não!
      kkkkkkkkkk

      Abraço, Vinícius!

      Excluir
    2. Verdade junior sem fazer cones por um bom tempo .
      Vinícius

      Excluir
  4. Junior eu achei esse trabalho superr legal apesar de ter dado um pouco de trabalho e levado um pouco de tempo kkk principalmente na hora de fazer os coninhos, q cada hora tinha q imprimir mais hahah mais valeu a pena 👍 Ana Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mesmo, Ana Beatriz. Também achei que ficou muito bom. Vocês estão de parabéns!

      Abraço!

      Júnior

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!