Prova de História - 2º Ano/Ensino Médio.
2º Bimestre/2015.
Colégio Construindo o Saber
Neste bimestre a sala teve duas versões para a mesma prova. As questões exatamente são iguais em ambas mas tem alterações na ordem das alternativas nas questões de múltipla escolha.
Clique aqui para download da versão 1.
Clique aqui para download da versão 2.
Questão 1:
O aluno deve destacar a crise econômica que se arrastava desde a presença da família real portuguesa no Brasil e as medidas imediatistas tomadas por D. Pedro, como a diminuição das despesas do governo, diminuição dos impostos, equiparação dos salários dos soldados portugueses e brasileiros. Além disso haviam ainda os interesses conflitantes entre comerciantes portugueses e brasileiros. No aspecto político, é importante frisar o interesse das Cortes portuguesas em recolonizar o Brasil, os partidos políticos que se dividiam em Português, Brasileiro e Radical Liberal e também o desgaste que foi sofrendo a relação entre o príncipe regente e Portugal no decorrer dos anos de 1821 e 1822, com destaque para o Dia do Fico, o Cumpra-se e a articulação de uma Assembleia Constituinte, fatos que culminaram na emancipação política brasileira.
Questão 2:
Prova 1:
E
Prova 2:
B
Questão 3:
Prova 1:
A
Prova 2:
E
Questão 4:
Prova 1:
B
Prova 2:
A
Questão 5:
Prova 1: D
Prova 2: C
Questão 6a:
:::::Sugestão de resposta:::::
A divisão dos poderes inspirada em Montesquieu.
Questão 6b:
:::::Sugestão de resposta:::::
A criação do poder Moderador.
Questão 6c:
:::::Sugestão de resposta:::::
O voto censitário, que estipulava rendas mínimas para o direito ao voto e para o direito de concorrer aos cargos de deputado e senador.
Questão 6d:
:::::Sugestão de resposta:::::
A igreja ficava subordinada ao Estado, principalmente com a instituição do padroado.
Questão 7:
Prova 1: B
Prova 2: D
Questão 8:
Prova 1: B
Prova 2: D
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!