Postagem em destaque

Prova de Geografia - 8º ano - 3º bimestre/2015

Prova 8º ano - Geografia - 3º bimestre - www.professorjunioronline.com

Prova de Geografia - 8º Ano Ensino Fundamental

3º bimestre - 2015


Colégio Construindo o Saber


Gabarito

Exercício 1:
Quando considerado o aspecto da localização geográfica, o México, juntamente com EUA e Canadá, pertence à América do Norte. Quando considerado o aspecto da colonização, encontra-se no grupo dos países da América Latina, juntamente com a América Central e a América do Sul.

Exercícios 2:
(F)
(V)
(F)
(V)
(F)
(F)
(F)

Exercício 3:
Sugestão de resposta: Com base na tabela, podemos afirmar que o comércio e a prestação de serviços lideram o PIB mexicano e concentram a maior parcela da população economicamente ativa; na sequência, a indústria é responsável pelo equivalente à metade do PIB do setor terciário e abrange aproximadamente 1/3 da PEA; já agricultura e a pecuária são responsáveis por apenas 4% do PIB e concentram 15% da PEA. 

Exercício 4:
Alternativa A

Exercício 5:
Alternativa C

Exercício 6:
Sugestão de resposta: Localizado totalmente nos hemisférios Norte e Ocidental, o México pode ser considerado como parte da América do Norte e da América Latina, dependendo do critério analisado (natural ou histórico/econômico); delimita-se ao norte com os EUA, pelo Rio Grande; é banhado a oeste pelo oceano Pacífico e a leste pelo oceano Atlântico (Golfo do México); ao sul limita-se com países da América Central (Guatemala e Belize).

Exercício 7:
Alternativa D

Exercício 8:
Alternativa A

Exercício 9:
Sugestão de resposta:
Natural: cerca de 60% do território mexicano apresenta climas áridos e, associado a isso, o relevo é montanhoso, apresentando poucas terras para produção agrícola.
Social: A alta concentração de terras também é um limitador às práticas agrícolas no México, uma vez que as terras menos férteis estão destinadas às pequenas propriedades, enquanto os latifundiários dominam as melhores terras.

Exercício 10:
Resposta pessoal, mas o aluno deve tentar relacionar a dependência econômica , a questão da mão de obra, a participação no NAFTA, os interesses econômicos dos EUA no México, a questão das indústrias maquiadoras.

Exercício 11:
Alternativa B





Comentários