Postagem em destaque

Prova de História - 1º Ano Ensino Médio - 3º bimestre/2015

Prova de História - 1º ano - Ensino Médio - www.professorjunioronline.com

Prova de História - 1º Ano Ensino Médio

3º bimestre - 2015


Colégio Construindo o Saber


:::::Clique aqui para baixar a prova:::::



Gabarito

Exercício 1:
Sugestão de resposta: Durante o Renascimento comercial, a burguesia surgiu como uma nova classe ligada ao comércio, que esbarrava na descentralização política como obstáculo para seu desenvolvimento. Enquanto a burguesia necessitava da unificação para facilitar seu comércio, os reis também ansiavam por essa unificação visando ampliar seus poderes e fortalecer sua autoridade. Além disso o rei necessitava ainda de um exército forte (geralmente financiado pela burguesia). Essa centralização política permitiu ainda a adoção de um sistema único de pesos e medidas, de uma moeda única dentro de um mesmo território e a adoção do mercantilismo.

Exercício 2:
Alternativa A

Exercício 3:
Alternativa E

Exercício 4:
Alternativa B

Exercício 5:
Alternativa C

Exercício 6:
Sugestão de resposta: Na península Itálica o feudalismo não atingiu o mesmo estágio que outras regiões, desenvolvendo o comércio e fazendo surgir uma camada de artesãos e comerciantes livres das relações feudais. A região também havia sido sede do Império Romano e muitos monumentos, ruínas e obras daquele período se encontravam espalhados em diversos locais, abrindo caminho para o classicismo renascentista.

Exercício 7:
Sugestão de resposta: O renascimento comercial e urbano possibilitou o rompimento com ideias e regras que estruturavam o período medieval, com o surgimento do comércio e a valorização do indivíduo abriram caminho para uma sociedade onde era permitido ascender socialmente. As melhores condições de vida, a valorização do homem, uma nova maneira de ver o mundo tornam possível deixar de lado velhos paradigmas e buscar respostas mais racionais, introduzindo novos valores na sociedade.

Exercício 8:
Alternativa E

Exercício 9:
Alternativa C

Exercício 10:
Alternativa A


















Comentários

  1. no fim do periodo homerico a economia da regiao volta a crescer , devido a utilizaçao da moeda , a difusao da metalurgia do ferro e do desenvolvimento da navegaçao permitiu a colonizaçao de terras distantes . alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!