Postagem em destaque

D. Pedro I do Brasil

D. Pedro I - Independência do Brasil - www.professorjunioronline.com

D. Pedro I

Imperador do Brasil

Saiba mais sobre este personagem, no mínimo, curioso.



7 de Setembro. Independência do Brasil. Este ano -2015- comemoramos 193 anos da nossa independência política em relação a Portugal. A data caiu em plena segunda-feira, feriadão gostoso! E um aluno meu, depois de passarmos o bimestre inteiro estudando esse processo, teve a coragem de me dizer que, ao ser questionado pela mãe sobre o porquê do feriado, não soube responder. Fazer o quê???? A culpa, claro, é sempre do professor!

-------------------------------

-------------------------------


Mas chega de conversa, a postagem hoje é exclusivamente sobre nosso primeiro imperador: D. Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon. Aqui você tem a chance de ler trechos do livro 1822, de Laurentino Gomes (o capítulo 7 é sobre Dom Pedro) e ainda pode conferir, ao final da postagem, link para um vídeo no YouTube sobre a vida de D. Pedro.
Claro, para ler mais sobre a Independência no Blog, basta clicar aqui, você encontrará vídeos, sugestões de trabalhos, atividades lúdicas relacionadas ao tema e muito mais.

Abaixo, leia trechos do livro 1822, de Laurentino Gomes, com destaque ao capítulo 7, sobre D. Pedro I.




Abaixo, confira o vídeo sobre D. Pedro I, da série Construtores do Brasil, da TV Câmara.







Publicado em 07/09/2015, atualizado em Agosto/2022.

Comentários