Postagem em destaque

O Dia de Ação de Graças nos EUA e no Brasil

Dia de Ação de Graças | The First Thanksgiving 1621 by Jean Leon Gerome Ferris (1899) | www.professorjunioronline.com

Dia de Ação de Graças

Você provavelmente já ouviu falar... mas sabe o que significa?

Sabe também que ele existe no Brasil?



Os filmes e séries produzidos nos EUA, vez ou outra citam o Dia de Ação de Graças. Vamos descobrir um pouco mais sobre essa comemoração...

16 fatos curiosos sobre o Dia de Ação de Graças nos EUA e no Brasil.


  • - Nos EUA o Dia de Ação de Graças (ou Thanksgiving Day, em inglês) é celebrado anualmente na quarta quinta-feira de novembro.
>>>Confira o álbum de fotos ao final da postagem<<<
  • - O primeiro Dia de Ação de Graças ocorreu no século XVII, em 1621, quando os imigrantes peregrinos ingleses da colônia de Plymouth fizeram uma celebração em agradecimento à boa colheita realizada após um rigoroso inverno.
  • - Os colonos de Plymouth haviam chegado no ano anterior (1620) a bordo do navio Mayflower e sofreram com a falta de comida e de tempo para plantar antes do inverno. Aproximadamente metade da colônia morreu.
  • - Foram os nativos americanos Wampanoag, que ensinaram aos colonos técnicas de cultivo de culturas locais, de caça e de pesca. Em agradecimento a essa ajuda eles foram convidados para a celebração de 1621, onde colonos e nativos americanos tiveram uma comemoração pacífica.
  • - Após a celebração da colheita de 1621, os conflitos entre os dois povos foram constantes, levando alguns nativos americanos atualmente considerarem o Dia de Ação de Graças como um dia de luto nacional, devido ao massacre histórico de populações nativas ocorrido no território dos EUA (e, por extensão, todo o continente americano).
Continua...

-------------------------------

-------------------------------


  • - As discussões sobre a cultura indígena e seu papel na sociedade dos EUA levaram à comemoração, também em novembro, do Mês Nacional do Patrimônio do Índio Americano, uma oportunidade de se refletir sobre as primeiras populações do continente, seu papel e seus direitos na sociedade atual.

  • - Este ano (2015), o presidente Barack Obama pediu aos norte-americanos que demonstrem generosidade aos refugiados sírios, lembrando que os peregrinos, quando chegaram à América, também fugiam de perseguições.
  • - Entre tantos pratos tradicionais do Dia de Ação de Graças nos EUA, o peru está entre os mais simbólicos, sendo até personagem de um tradicional ritual na véspera do feriado. Nessa cerimônia, o presidente em exercício 'perdoa' o peru, que passa a viver em um zoológico. No vídeo abaixo, o presidente Barack Obama 'perdoa o peru'.


  • - Em 1863 o presidente Abraham Lincoln proclamou a última quinta-feira do mês de novembro como feriado de Ação de Graças; em 1941 o presidente Franklin Roosevelt assinou uma lei determinando que o feriado seria comemorado na quarta quinta-feira.
  • - A comemoração em agradecimento às colheitas não surgiu nos EUA, ela já era realizadas por povos antigos, geralmente no outono; os gregos, por exemplo, reverenciavam Deméter, enquanto os chineses festejavam a Lua cheia.
  • - A Black Friday (sexta-feira de grandes promoções no comércio) acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças, lá nos EUA e aqui no Brasil.
  • - Apesar de não ser uma tradição tão divulgada, o Brasil também comemora a Ação de Graças,  porém desvinculado do sentido histórico daquele celebrado nos EUA
  • - O Dia de Ação de Graças no Brasil é uma oportunidade de união, fraternidade, gratidão a Deus, às pessoas, à paz.
  • - O Dia de Ação de Graças no Brasil foi instituído pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1949, como sendo a última quinta-feira do mês de novembro; em 1965 o presidente Castello Branco definiu a data da comemoração como sendo a quarta quinta-feira de novembro.
  • - Existe no Brasil um movimento pelo resgate das comemorações do Dia de Ação de Graças, divulgado pelo Comitê Brasileiro de Resgate do Dia Nacional de Ação de Graças. Você pode conferir o que é esse movimento no site acaodegracas.com.
  • - A Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal do Brasil, criado por D. João VI, faz menção, na edição do dia 14 de março de 1810, a uma festa em Ação de Graças, ocorrida no dia 8 do mesmo mês, em comemoração aos dois anos da chegada do rei português ao Brasil. Confira o texto logo abaixo e baixe a cópia do jornal em pdf clicando aqui.

No dia 8 do corrente, pelo plausivel motivo do Anniversario da feliz chegada de SS. AA. RR., e toda a mais Real Familia a esta Côrte, se celebrou na Real Capella Festa em acção de Graças, assistindo os Mesmos Augustos Senhores, Real Familia, e Côrte á Solemne Missa que cantou o Monsenhor Deão Joaquim da Nobrega Cam Aboim, recitando então huma eloquente Oração o P. M. Antonio Vieira da Soledade, Prégador Regio. No fim houve um Te Deum, e salvárão as Fortalezas, e Embarcações surtas neste porto, que se achávão embandeiradas. Houve Beija-Mão público, e de todas as Classes distinctas dos seus Vassallos.

Pelo mesmo motivo no dia 10 na Igreja dos Terceiros do Carmo, contigua á Real Capella, com grande pompa, e solemnidade em Acção de Graças, fez a Camara desta Cidade celebrar Missa pelo Reverendo Conego da Mesma Real Capella João de Figueiredo Chaves Coimbra, a que igualmente assistírão SS. AA. RR., huma grande parte da Côrte, e Nobreza, sendo Orador nesta Festividade Fr. Joaquim da Conceição e Mello, Religioso Terezio.
Gazeta do Rio de Janeiro - 14 de março de 1810 | www.professorjunioronline.com 

Confira álbum de fotos do passeio realizado pelos alunos do Colégio Olavo Bilac/Ibiporã, como parte do projeto das professoras Érica e Laura pelo Dia de Ação de Graças:


Projeto das professoras Érica e Laura com os 8º anos A, B e C do Colégio Olavo Bilac, pelo Dia de Ação de Graças.Obrigado por me convidarem a participar deste projeto.






Fontes:

Comentários

  1. o dia da açao de graças e conhecido em ingles como thanksgiving day,e comemorado nos EUA,Canada e Brasil .o dia da açcao de graças e observado como um dia de gratidao ao DEUS,com festas e oraçoes,pelos acontecimentos bons ocorrido no ano, e comemorado na ultima quinta-feira do mes de novembro.

    ResponderExcluir
  2. O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos. ThaisAlessandra 8D

    ResponderExcluir
  3. O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos. ThaisAlessandra8D

    ResponderExcluir
  4. Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças, onde o Presidente americano em exercício perdoa dois perus (um oficial e um reserva), salvando assim os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus - a estimativa de perus que são consumidos durante o feriado.

    O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos.

    A Sexta-feira depois do dia de Ação de Graças é conhecida como Black Friday (Sexta-feira Negra em português). Nesse dia, várias lojas fazem promoções surpreendentes, e por esse motivo, as lojas ficam superlotadas, de tal forma que todos os anos, há sempre casos de confrontos entre clientes que lutam tentando obter os mesmos produtos, ou pessoas que passam mal por estarem nesse tipo de condições adversas.

    ResponderExcluir
  5. Tanto nos Estados Unidos e no Canadá, Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.
    Natalia Ishikawa 8C

    ResponderExcluir
  6. Christian Percino rissi 8ºano C 👉🏿👉🏻O Dia Mundial de Ação de Graças, ou simplesmente Dia de Ação de Graças, é celebrado no dia 28 de novembro.

    O Dia de Ação de Graças é um dia onde as pessoas expressam gratidão a Deus e a outras pessoas pelas bênçãos e coisas boas recebidas durante o ano. Este é um dos feriados mais importantes dos Estados Unidos e Canadá, juntamente com o Natal e Reveillon.

    Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças é celebrado na quarta quinta-feira de novembro, e é um feriado familiar, onde é normal familiares fazerem longas viagens para estarem reunidos. Uma tradição muito importante deste feriado é a comida. As famílias celebram este dia com muita fartura gastronômica, onde tipicamente se come peru (por isso também é conhecido como Turkey Day - Dia do Peru), batata-doce, purê de batata, torta de abóbora, torta de maçã, torta de nozes, entre muitas outras coisas.

    Existe uma cerimônia no Dia de Ação de Graças, onde o Presidente americano em exercício perdoa dois perus (um oficial e um reserva), salvando assim os animais do mesmo destino dos outros 46 milhões de perus - a estimativa de perus que são consumidos durante o feriado.

    Origem do Dia de Ação de Graças

    Os primeiro Dia de Ação de Graças foi celebrado em 1620 em Plymouth, Massachusetts, pelos peregrinos fundadores da vila. Depois das colheitas terem sido gravemente prejudicadas pelo Inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no Verão seguinte, em 1621. Para marcar e celebrar a ocasião depois de sucessivos anos complicados a nível de agricultura, o governador da vila resolveu organizar uma festa no Outono de 1621. Nessa festa participaram cerca de 90 índios e foram comidos patos, perus, peixes e milho. A partir desse ano, na Nova Inglaterra, em cada Outono era organizada uma festa de gratidão a Deus, por causa das boas colheitas.

    ResponderExcluir
  7. O dia de ação de graças é comemorado em festas, jogos, desfiles, orações e etc...Antigamente era comemorado pelas boas colheitas anuais , que ocorria no outono através de festas. O presidente Braga Lincoln declarou que a quarta quinta - feira do de novembro seria o dia nacional de ação de graças em 1863. Mas foi somente em 1941 que o congresso americano tornou a data um feriado nacional. O prato típico desse dia é o peru, que dá à data o apelido de Turkey day.

    ResponderExcluir
  8. O Dia de Ação de Graças é também muito conhecido por grandes desfiles. O mais conhecido desfile de todos é o da Macy's em Nova Iorque, onde participam centenas de figuras mediáticas e personagens do mundo infantil e da fantasia como Mickey, Homem Aranha, entre outros. No Dia de Ação de Graças também é disputado um jogo de futebol americano, um dos esportes mais apreciados nos Estados Unidos. Gabriely Caus - 8ºC

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!