Postagem em destaque

Prova de História - 3º ano - Ensino Médio- 1º Bimestre - 2016

Prova de HIstória - 3º ano - 1º bimestre - Ensino Médio | www.professorjunioronline.com

Prova de História

Ensino Fundamental - 3º ano - 1º bimestre/2016



Colégio Construindo o Saber


Primeira prova de História de 2016 para os alunos do 3º ano.
Conteúdo: A Primeira Guerra Mundial; A crise de 1929 e a Grande Depressão.



Prova aplicada no dia 18 de março de 2016.
Clique aqui para baixar a prova para o seu computador.

Você também pode clicar aqui para acessar outras provas de História
ou aqui para ver todos os conteúdos do 3º ano.

Segue abaixo o gabarito.

Exercício 1
No caso do primeiro documento, datado de 1916, expressa-se uma posição favorável à participação no conflito, em acordo com o princípio nacionalista. Para os nacionalistas, a guerra associava-se à defesa da Pátria, o que exigia a unidade do povo para defender os interesses internos. Nesse sentido, os nacionalistas atribuíram ao combate um caráter positivo e saneador, inclusive moral. No interior dessa atribuição, o soldado era visto como um herói e o entusiasmo articulava-se a um sentimento de dever para com a pátria que, por sua vez, preenchia de sentido a vida do combatente.
No caso do segundo documento, datado de 1915, a posição é contrária à guerra, sendo a expressão de um princípio socialista. Mesmo considerando as tensões internas ao movimento e a existência de alguns socialistas que apoiavam a participação no conflito, a guerra é interpretada, neste documento, como um sintoma da disputa imperialista e como um entrave aos interesses dos trabalhadores.



Exercício 2
Alternativa D

Exercício 3
Alternativa A

Exercício 4
Soma: 41 (01+08+32)

Exercício 5
Alternativa B

Exercício 6
Alternativa D

Exercício 7
O aluno deve demonstrar seu entendimento em relação ao período compreendido entre o fim da Primeira Guerra Mundial e a Crise de 1929, destacando, nos aspectos econômico e social, o momento propício enfrentado pelos EUA com o fim do conflito mundial, o desenvolvimento industrial, o American Way of Life, o estado de bem estar social, a influência econômica sobre os países europeus em recuperação, bem como outros continentes, além de dar ênfase ao liberalismo adotado naquele período.

Exercício 8
Alternativa E

Exercício 9
Alternativa D

Exercício 10
Alternativa B




Prova de História para o 6º ano

Comentários