Postagem em destaque

Prova de História - 8º ano - 3º Bimestre/2016

Prova de História - 3º Bimestre - 2016 - www.professorjunioronline.com

Prova de História - 8º ano

3º bimestre/2016



Prova para 8º ano do Ensino Fundamental.
Conteúdo: O Segundo Reinado Brasileiro.

Clique aqui para fazer o download da prova em pdf.




Exercício 1:
(F)
(F)
(V)
(F)
(V)
(V)
(V)
(V)
(F)

Exercício 2:
Alternativa C


Exercício 3a, 3b, 3c, 3d:
Presidencialismo X Parlamentarismo - www.professorjunioronline.com


Exercício 4:
Tendo como base até mesmo o exercício 3, no quadro superior direito, alunas e alunos devem expor corretamente sua definição de parlamentarismo, deixando claro que o poder executivo está além da rainha, ficando nas mãos do primeiro ministro, escolhido pelos membros do parlamento (legislativo). Já no quadro inferior esquerdo devem esclarecer o tipo de parlamentarismo que foi adotado durante o Segundo Reinado, no qual existia a figura do presidente do conselho de ministros mas, graças ao poder moderador, o imperador mantinha o controle do poder em suas mãos.

Exercício 5:
Alternativa D

Exercício 6a:
Poder Moderador


Exercício 6b:
Executivo: Na esfera municipal, prefeita ou prefeito; na estadual, governadora ou governador; na federal, presidente.
Legislativo: Na esfera municipal, vereadoras e vereadores; na estadual, deputadas e deputados estaduais; na federal, deputadas e deputados federais, senadoras e senadores. 

Exercício 7a:
A abolição definitiva do tráfico negreiro em terras brasileiras.

Exercício 7b:
Devido à diminuição na oferta de mão de obra escrava, a lei ajudou a encarecer o comércio escravo no mercado brasileiro, favorecendo assim a busca por mão de obra alternativa, principalmente a imigrante, que se fortaleceu no decorrer da segunda metade do século XIX.

Exercício 8:
Entre outras reivindicações, os praieiros exigiam voto livre e universal, liberdade de imprensa e pensamento e extinção do Poder Moderador. Mesmo com todas essas exigências, o movimento não pode ser considerado plenamente democrático pelo fato de não defender o fim da escravidão, permitindo desta forma que grande parte da população ficasse excluída dos direitos básicos.

Exercício 9:
Alternativa B

Exercício 10:
Alternativa D





Comentários