Prova de História - 3º Ano - 2º bimestre/2019 + gabarito

Chegada da Família Real   www.professorjunioronline.com

PROVA DE HISTÓRIA

3º ANO
2º BIMESTRE/2019








:::::GABARITO:::::

Exercício 1.
Fugindo das invasões napoleônicas no contexto do Bloqueio Continental, a corte portuguesa fugiu de Portugal, foi escoltada pela marinha Inglesa, chegando em 1808 ao Brasil. Entre as realizações de D. João VI no Brasil, 1808-1821, estão à criação do Banco do Brasil, da Biblioteca, Jardim Botânico, faculdades de medicina e Direito, etc.

Exercício 2.
A Inconfidência Mineira, influenciada pelo Iluminismo e pela Revolução Americana, reuniu parte da população de Vila Rica em busca da contestação dos abusos coloniais (como a cobrança da derrama) e do desligamento do Brasil de Portugal, ou seja, buscava proclamar a Independência do Brasil. Além disso, os inconfidentes buscavam a proclamação de uma República, o livre comércio e a abertura de universidades no Brasil.

Exercício 3.
As novas normas aprovadas por D. João VI após sua chegada ao Brasil determinaram a “abertura dos portos às nações amigas”, que, na prática, representou a ruptura do pacto colonial, uma vez que a essência deste era o monopólio metropolitano, que havia vigorado praticamente por trezentos anos. Essa medida favoreceu a burguesia industrial e mercantil da Inglaterra, único país industrializado e com capacidade para exportar para o Brasil e prejudicou a burguesia mercantil lusitana, que perdeu o controle absoluto sobre o mercado brasileiro. 

Exercício 4.
Liberdade política: contestação à presença da Corte no Rio de Janeiro; proclamação de uma república no nordeste.
Liberdade econômica: quebra dos monopólios, liberdade de comércio, menor tributação para o nordeste.





Exercício 5. 
Alternativa B. 


Exercício 6. 
Alternativa B. 


Exercício 7. 
Alternativa E. 

Exercício 8. 
Alternativa A. 

Exercício 9. 
Alternativa A. 

Exercício 10. 
Alternativa C. 

Exercício 11. 
Alternativa E. 

Exercício 12. 
Alternativa A. 

Exercício 13. 
Alternativa A. 

Exercício 14. 
Alternativa B.

Comentários

Conteúdo Correspondente (inclui anúncios)