Postagem em destaque

10 Links sobre o Bicentenário da Independência do Brasil

Debret - Coroação de Pedro I - www.professorjunioronline.com


10 LINKS SOBRE O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

200 ANOS DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
7 DE SETEMBRO - 1822-2022





Com a proximidade das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, as pesquisas sobre nossa emancipação política são inevitáveis. Filtrar entre as milhares de páginas listadas pelo Google (em março/2022 o buscador retornou mais de 43.900.000 resultados) não é tarefa fácil para os alunos, que geralmente restringem-se aos primeiros resultados.


Cabe às professoras e professores a tarefa de orientação aos alunos e, sempre que possível, indicar fontes de pesquisa de qualidade. Para facilitar, ao menos um pouco, o trabalho dessas professoras e professores, essa lista busca trazer o básico com qualidade. É possível, claro, indicar cada um dos links individualmente ou, se quiser, pode passar o link desta postagem, para que alunas e alunos possam visualizar todas as sugestões, basta indicar o seguinte endereço (tudo minúsculo):


Não se preocupe, o endereço acima, iniciando com 'bit.ly', é apenas um encurtador de endereços, para evitar que seja necessário passar o link completo, que seria " https://www.professorjunioronline.com/2022/03/httpswww.professorjunioronline.com20220310-links-sobre-o-bicentenario-da-independencia.html " e, portanto, mais suscetível a erros. Mas vamos à lista, lembrando que os links levam a materiais relacionados especificamente ao bicentenário e não ao processo de Independência.



1. Lives do Bicentenário do Brasil, da Biblioteca Nacional: A página da Biblioteca Nacional apresenta links para lives que abordam temas relacionados à Independência. 


2. Brasiliana Fotográfica: No acervo fotográfico da Biblioteca Nacional é possível encontrar fotos sobre as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. Neste link já está aplicado um filtro para apresentar apenas fotos do Centenário.


3. BBC, Como era o Brasil do 1º Centenário da Independência, há cem anos: O texto de Evanildo da Silveira, na BBC, mostra como era o Brasil no momento das comemorações do Centenário da Independência, há cem anos e faz paralelos com o Brasil atual, mostrando rupturas e permanências que podem, facilmente, serem trabalhadas em sala, principalmente no Ensino Médio e no 9º ano do Fundamental.


4. COC, Os principais mitos da Independência do Brasil: Neste link algumas curiosidades sobre nossa Independência, principalmente ligadas ao famoso quadro de Pedro Américo. *** Claro que você também pode conferir este vídeo curtinho no Youtube sobre o mesmo quadro.


5. Veja, 200 anos da independência: ecos do passado: Texto do professor Luiz Felipe de Alencastro mostra o processo da Independência e sua consolidação.


6. Bicentenário da Independência: Página do governo federal sobre a efeméride.


7. Portal do Bicentenário: Com muita informação de qualidade, segundo informações da página "Quem somos", do próprio Portal do Bicentenário, "é uma iniciativa constituída em REDE por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho". Fonte de altíssima qualidade.





8. Brasil de Fato: Textos da parceria entre o portal Brasil de Fato e o Portal do Bicentenário.


9. Estadão, 200 anos de independência do Brasil: pouco a celebrar, muito a questionar: Texto do historiador José Murilo de Carvalho, refletindo sobre o Brasil no ano de 2022 (o texto foi publicado no dia 1º de janeiro de 2022). Para quem não é assinante do Estadão e, portanto, não conseguiu acessar o texto, clique aqui para ler o texto na íntegra.


10. Aventuras na História, Primeiro carteiro do Brasil teve papel de suma importância no processo de Independência: O texto relembra o papel do militar que entregou as correspondências de D. Leopoldina e de José Bonifácio a D. Pedro, às margens do Ipiranga.




Bons estudos! 

Comentários