Com a proximidade das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil, as pesquisas sobre nossa emancipação política são inevitáveis. Filtrar entre as milhares de páginas listadas pelo Google (em março/2022 o buscador retornou mais de 43.900.000 resultados) não é tarefa fácil para os alunos, que geralmente restringem-se aos primeiros resultados.
Cabe às professoras e professores a tarefa de orientação aos alunos e, sempre que possível, indicar fontes de pesquisa de qualidade. Para facilitar, ao menos um pouco, o trabalho dessas professoras e professores, essa lista busca trazer o básico com qualidade. É possível, claro, indicar cada um dos links individualmente ou, se quiser, pode passar o link desta postagem, para que alunas e alunos possam visualizar todas as sugestões, basta indicar o seguinte endereço (tudo minúsculo):
2. Brasiliana Fotográfica: No acervo fotográfico da Biblioteca Nacional é possível encontrar fotos sobre as comemorações do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. Neste
link já está aplicado um filtro para apresentar apenas fotos do Centenário.
3. BBC, Como era o Brasil do 1º Centenário da Independência, há cem anos: O texto de Evanildo da Silveira, na BBC, mostra como era o Brasil no momento das comemorações do Centenário da Independência, há cem anos e faz paralelos com o Brasil atual, mostrando rupturas e permanências que podem, facilmente, serem trabalhadas em sala, principalmente no Ensino Médio e no 9º ano do Fundamental.
7. Portal do Bicentenário: Com muita informação de qualidade, segundo informações da página "Quem somos", do próprio Portal do Bicentenário, "é uma iniciativa constituída em REDE por universidades, faculdades e estruturas similares, programas de pós-graduação, centros, núcleos e grupos de pesquisa, instituições de representação de pesquisadores(as) e de programas de pós-graduação, sindicatos de docentes, instituições de representação de estudantes, movimentos sociais, cidadãs e cidadãos brasileiros(as) que visa produzir, editar, fazer curadoria, organizar e disponibilizar conteúdos sobre os 200 anos da Independência do Brasil e seus desdobramentos, analisados por distintos campos do conhecimento (científicos e escolares), na arte, na cultura e nos mundos do trabalho". Fonte de altíssima qualidade.
8. Brasil de Fato: Textos da parceria entre o portal Brasil de Fato e o Portal do Bicentenário.
Bons estudos!
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.
Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?
Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.
Um abraço do professor Júnior!