Clássico da comédia italiana é ideal para as aulas sobre a Idade Média
Não se deixe iludir pela idade do filme ou pela baixa qualidade da maior parte dos vídeos disponíveis no Youtube (eu disse a 'maior parte', este do link desta postagem é de ótima qualidade, legendado em português). Tudo no filme do cineasta italiano Mário Monicelli leva para um único caminho: ficar apaixonado pela história do 'herói' Brancaleone e seu exército maltrapilho. A música (Branca, Branca, Branca, Leon, Leon, Leon), os personagens, a história, enfim, tudo! Lembrando que o filme não traz nada das grandes produções hollywoodianas, com guerreiros intrépidos, o que temos é algo que passa muito longe disso, mas com momentos marcantes e que podem ser utilizados nas aulas de História sobre a Idade Média.
Continua...
-------------------------------
-------------------------------
Durante o filme você encontrará referências ao feudalismo, às justas, às relações feudais, às Cruzadas, aos 'bárbaros', à Peste bubônica da Idade Média. É possível utilizar trechos ou o filme todo se houver tempo para isso. Só tome cuidado com a idade, apesar de eu ter encontrado classificação indicativa como 'livre' e '12 anos', utilizar o filme completo com 6º ou 7º ano pode não ser uma boa ideia, pois aparecem algumas cenas com nudez e insinuações sexuais. Por isso, recomendo assistir ao filme antes e selecionar os trechos que serão utilizados ou simplesmente cortar ou pular esses trechos durante a exibição do filme, não afetará em nada a compreensão do mesmo. Já para o Ensino Médio, é tranquilo.
Não esqueça de, ao assistir o filme, se inscrever no canal e dar um 'joinha'.
Em plena Itália do Século XI, o cavaleiro Brancaleone (Vittorio Gassman), uma espécie de Don Quixote maltrapilho, forma um exército de quatro miseráveis mortos de fome e parte em direção a um feudo a que julga ter direito. Durante o longo percurso pela Europa da Idade Média, no lombo de um pangaré chamado "Aquilante" (uma referência ao "Rocinante" de Don Quixote), ele vai se defrontar com a peste negra, bruxas e bárbaros de todas as espécies, numa sátira demolidora dos conceitos de honra e coragem sobre os heróis medievais.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!