Postagem em destaque

Quizizz: Questões para Ensino Médio e a incrível funcionalidade Modo Papel

Quizizz - www.professorjunioronline.com


Quizizz: a incrível funcionalidade Modo Papel

Questões para Ensino Médio

Maior participação dos alunos




Olá, pessoal!

Eu sou professor do Ensino Médio e quero compartilhar com vocês minha experiência com o Quizizz. Descobri recentemente a funcionalidade "modo papel" e achei simplesmente incrível.

Para testar essa funcionalidade, decidi criar um quiz utilizando apenas questões de vestibulares que encontrei na internet. Foram 20 perguntas para cada turma do Ensino Médio (1º ano, 2º ano, 3º ano), todas relacionadas à disciplina de História (e que vocês poderão conferir logo abaixo). E adivinhem? Foi muito rápido e fácil criar as questões, pois o aplicativo é muito prático e intuitivo. Além disso, foi sucesso entre os alunos.

Ao final da postagem, estão as atividades prontas no Quizizz, com questões para 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.





Este ano, a SEED-PR apresentou o Desafio Paraná, uma atividade que utiliza questões diárias baseadas no Quizizz para os alunos. Embora a plataforma possa ser útil para estimular o aprendizado dos alunos, acredito que é importante que a gestão democrática e a autonomia pedagógica sejam resgatadas para que possamos construir projetos que atendam às necessidades reais da comunidade escolar. Ainda assim, é possível fazer um uso consciente e crítico do Quizizz e do Modo Papel, como experimentei em minhas aulas. Mesmo com algumas ressalvas, acredito que esses recursos podem enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos, desde que sejam incorporados de forma consciente e planejada, sem imposições."
 
Mas vamos ao relato da minha experiência com o Modo Papel...

Continua...

----------------


----------------


Quando chegou o dia da atividade, não revelei aos alunos qual seria a modalidade da atividade, pois sabia que nenhum deles conhecia essa funcionalidade. Para realizar a atividade em sala, basta ter um computador conectado no Quizizz e um celular com o aplicativo instalado, ambos logados na mesma conta. Também é preciso imprimir previamente as folhas com os códigos de respostas, que serão utilizados pelos alunos e distribuí-las.


Códigos de respostas quizizz - www.professorjunioronline.com
Exemplo de duas páginas de códigos de respostas.



Ao iniciar, as questões são apresentadas na tela da TV (espelhando o conteúdo do computador) ou, no caso da rede estadual do Paraná, o Educatron. Os alunos têm um tempo para responder e, quando o tempo expira, basta pedir que ergam a placa com a resposta correta e, com a câmera do celular, escanear as respostas. Ao escanear, já é possível saber quem acertou ou errou, além disso o resultado dos acertos aparecem na tela da TV, com pontuação, criando uma competição entre os alunos.

Eu gostei muito dessa funcionalidade e entre os alunos foi um sucesso! Muito mais do que atribuir tarefas para casa. Se não todos, a maioria se divertiu e entrou no espírito das questões. Além disso, a funcionalidade "modo papel" é ótima para quando não temos acesso à internet.


Se você quiser utilizar as questões de vestibulares que coloquei no Quizizz, é só conferir abaixo. Explore tanto o 'modo papel', quanto o 'clássico', no qual os alunos utilizam seus celulares. 




Se você ainda não conhece o Quizizz, eu recomendo que experimente. E se já utiliza a plataforma, aproveite a funcionalidade "modo papel" e crie suas próprias perguntas personalizadas para engajar ainda mais seus alunos.

Até a próxima!

Comentários