Postagem em destaque

Os portugueses no Brasil

Descobrimento Brasil pedro alvares cabral


Síntese da aula do dia 14 de fevereiro no 3º Ano - História do Brasil.

Localização temporal:

  • Séculos XV e XVI

descobrimento brasil idade moderna


Localização Espacial:

  • Europa/América


Contexto Histórico:

  • Grandes Navegações


Antecedentes:

  • Desenvolvimento das rotas comerciais europeias
  • Pioneirismo português
  • Tratado de Tordesilhas


Personagens coletivos:

  • Burguesia
  • Realeza
  • Povos americanos


Consequências/Desdobramentos:
  • Expansão econômica e cultural europeia
  • Colonização dos países americanos, inclusive o Brasil


Exemplo de questão relacionada:

(UFPR/2008) Observe a imagem do mapa de Waldseemuller e leia o texto a seguir.
descobrimento do brasil
(Martin Waldseemuler, 1507.)

“Este mapa é de fundamental significação na história da cartografia. Sintetizou a revolução dos vinte anos precedentes na geografia e ampliou a imagem contemporânea do mundo, proporcionando uma visão essencialmente nova do mesmo. [....] Seu histórico é conhecido indubitavelmente a partir do tratado geográfico Cosmographiae Introductio que acompanhou sua publicação em 1507. [...] Este mapa tem uma importância histórica única. Nele o Novo Mundo recebe o nome de América pela primeira vez. Colombo aparentemente nunca abandonou sua convicção de que as ilhas das Índias Ocidentais que descobriu eram próximas à costa leste da Ásia. Vespúcio, entretanto, descobriu a verdade, ou seja, que era um novo mundo. Waldseemuller aceitou esta visão e propôs – para honrar Vespúcio – conceder seu nome à nova terra.”
(WHITIFIELD, Peter. The image of the world: 20 centuries of World Maps. San Francisco: Pomegranate Artbooks & British Library, 1994, p. 48–49.)

Com base no mapa, no texto e nos conhecimentos sobre a epopéia dos descobrimentos na Época Moderna, é correto afirmar:
a. O mapa de Waldseemuller foi elaborado para reforçar a concepção bastante difundida durante a Idade Média de que a Terra era plana, contribuindo assim para afirmar a tese da impossibilidade de atingir o Oriente navegando para o Ocidente.

b. O uso da expressão “descoberta da América”, para designar o ocorrido em 1492, revela uma construção a posteriori da historiografia, que assim estabelece uma representação simbólica da presença européia no continente pela primeira vez na Era Moderna.

c. Afirmar que Vespúcio foi o responsável pela “descoberta do Novo Mundo” significa evidenciar um traço da mentalidade greco-romana da Antiguidade, que prescrevia a experimentação científica como método para obter o conhecimento da verdade das coisas.

d. A verificação empírica da verdade dos “descobrimentos” possibilitou, ao longo do século XVI, uma nova epistemologia para as ciências humanas, que passou a fundar-se no testemunho direto dos acontecimentos como critério para o estabelecimento dos fatos.

e. Pelo relato sobre os “descobrimentos”, explicitado no texto, fica evidente que havia, no período da publicação do mapa de Waldseemuller, uma nítida separação entre a perspectiva de análise geográfico-cartográfica e a abordagem histórica dos eventos da expansão marítima.



Resposta correta: B

Comentários

  1. Nossa Junior, gosto muito das suas aulas, são essenciais para o vestibular e para a vida!

    Obrigado por ser assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado 'Anônimo', não esqueça de se identificar da próxima vez. rsrsrsrs

      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!