Postagem em destaque

Morte de Neil Armstrong

Neil Armstrong
Neil Armstrong, primeiro homem a pisar a Lua, morreu no sábado, 25 de agosto de 2012, aos 82 anos.

Neil Armstrong

Astronauta americano comandou a Apolo 11 em 1969

"Na próxima vez que você estiver caminhando ao ar livre em uma noite limpa e vir a Lua sorrindo para você, pense em Neil Armstrong e pisque o olho par ele".
Segundo o jornal 'Folha de S. Paulo', foi assim que a família do astronauta estadunidense pediu que fossem feitas as homenagem ao autor da frase "É um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade".
A frase foi proferida por Neil Armstrong ao pisar o solo lunar em 20 de julho de 1969, enquanto o mundo estava dividido pela Guerra Fria, com EUA e URSS disputando a supremacia tecnológica, espacial, militar, bélica... E foi neste cenário que os EUA deixaram a URSS para trás. Os russos até então estavam na vantagem, pois já haviam colocado um satélite artificial em órbita em 1957 e, em 1961, foi a vez de enviarem o primeiro homem ao espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin. Mas chegar à Lua, realmente foi um fato que colocou os americanos à frente da corrida espacial, colocando os feitos dos russos, por mais grandiosos que fossem, em segundo plano.
Em 1969, a Apolo-11 voou 1,5 milhão de quilômetros em oito dias, a uma velocidade aproximada de 38 mil km/h. Além de Armstrong, Edwin "Buzz" Aldrin também pisou o solo lunar, enquanto um terceiro, Michael Collins, permaneceu em órbita. Ele foi o único dos três tripulantes da missão a não pisar o solo lunar.

Neil Armstrong estava internado desde o dia 7 de agosto e morreu em decorrência de complicações na cirurgia de desobstrução das artérias coronárias.


Confira alguns links interessantes sobre o homem na Lua:


  • Leia na íntegra o jornal Folha de S. Paulo do dia 21 de agosto de 1969, com notícias sobre o fato histórico. Clique nos links
  • Leia na íntegra as revistas Veja de 1969, basta clicar no link abaixo e procurar pelas revistas (ano 1969, mês julho):
  • Imagens no UOL Notícia sobre a vida de Neil Armstrong:
  • YouTube:
Chegada do homem à Lua


Reportagem de 1999 sobre os 30 anos da chegada do homem à Lua



Confira música para trabalhar conteúdos sobre a Guerra Fria e a corrida armamentista em História e Geografia. Clique aqui.



Comentários

  1. Eu acredito que ele foi pra lua e vc professor -ASS:robert.7ano

    ResponderExcluir
  2. Há muitas pessoas que não acreditam nessa conquista estadunidense, Robert. Acham que é mais uma 'jogada de marketing' da Guerra Fria, mas eu acredito sim. Você viu as imagens de 1969? Chegam a ser emocionantes, não é mesmo?

    Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!