Aula: Era Napoleônica

A Era Napoleônica - www.professorjunioronline.com
Image by Michaił Nowa from Pixabay

AULA DE HISTÓRIA

A ERA NAPOLEÔNICA
ENSINO FUNDAMENTAL

Proposta de aula para o Ensino Fundamental, com sugestões de atividade, vídeo, slides, questões, provas



Um tema que atrai muito a atenção dos alunos, que já chegam, geralmente, falando da Campanha na Rússia, do Bloqueio Continental, da estatura de Napoleão... 



Como é um assunto muito atrativo para os alunos, é interessante incitá-los a uma pesquisa prévia. Na aula que antecede à 'Era Napoleônica', sugerir que façam uma pesquisa livre, até mesmo sem a necessidade de registrar algo para entregar ao professor. Dessa forma não fica parecendo uma imposição.
No dia da aula, com os alunos (ou parte deles, ou ao menos um deles) tendo pesquisado, começar perguntando o que encontraram, o que mais chamou a atenção na pesquisa, se teve alguma batalha que os atraiu mais. A partir daí, desenvolver o conteúdo em uma aula dispositiva dialogada. Como os alunos têm acesso à informação de forma muito fácil, seja Wikipédia, sites ou páginas especializados nos conteúdos, videoaulas e uma infinidade de outros meios, é muito importante que o professor não fique no lugar comum, correndo o risco de tornar chato um assunto tão atraente ou ainda encontrar um aluno bem informado que possa tentar 'derrubar' o professor.

Basicamente sua aula será dividida em:
  • 18 brumário
  • Consulado
  • Império
  • Governo dos Cem Dias
Claro, com destaques, entre outros, para:
  • Transformações políticas e econômicas
  • Enfrentamento com a Inglaterra
  • Batalha de Trafalgar
  • Bloqueio Continental
  • Campanha na Rússia
  • Invasão a Portugal
  • Exílio na ilha de Elba
  • Batalha de Waterloo
  • Exílio na ilha de Santa Helena

Pensando no professor, em auxiliá-lo com materiais que possam ser utilizados em sala ou para enriquecimento do próprio conteúdo, seguem alguns links:

Livros:
Uma interpretação inédita sobre Napoleão Bonaparte, o mais famoso general e estadista da história moderna, esse livro é uma das mais relevantes contribuições ao estudo do tema nos últimos anos. Apoiado em ampla e bem documentada pesquisa, o historiador norte-americano Steven Englund faz uma revisão da vida de Bonaparte enfocando os aspectos políticos de seu governo, mais do que seus feitos militares ou sua vida pessoal. Com isso, chega a conclusões inovadoras, originais. (www.lelivros.love)

A queda de Napoleão - Jean-Paul Bertaud (leitura online ou download)
Em três dias de junho de 1815, desenrola-se todo o drama que irá decidir o futuro da Europa Ocidental.
O exército francês acaba de ser derrotado em Waterloo. Napoleão está pressionado por todas as forças políticas que o cercam, mas ele se recusa a renunciar. Durante três dias, seu destino e o da França oscilam. Será que o imperador tem outra alternativa além de abdicar?
Apoiado em farto material de pesquisa, o escritor e historiador Jean-Paul Bertaud reconstrói, em ritmo de thriller político, os momentos que selaram o fim do império de Napoleão. Em meio a intrigas, jogos de poder e diálogos vividamente reconstituídos, o leitor é transportado para o centro dos acontecimentos. E, tal qual um romance histórico, veremos vacilar e se extinguir a chama daquele que durante anos garantira para a França o domínio sobre a Europa. (www.lelivros.love)


Documentários:
Playlist com sugestão de quatro documentários que podem ser utilizados como apoio nas aulas sobre "A Era Napoleônica". Claro, não esqueça de se inscrever no canal.






Prova:
Prova para download, no formato pdf, sem gabarito. Conteúdo cobrado juntamente com Revolução Industrial



Curiosidades sobre Napoleão Bonaparte:



Curiosidade bizarra:
Claro, sempre aparece algum aluno falando sobre... sobre... como vou dizer?... sobre o órgão sexual de Napoleão. Para não ficar sem saber o que falar nessa hora, dê uma lida nesse artigo de "Aventuras na História".


Boa aula!

Gostou? Compartilhe o link:
https://www.professorjunioronline.com/2019/12/aula-era-napoleonica.html

Comentários

  1. Uau professor, que legal. Agora vai postar aulas também? Vai postar sempre?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado pelo seu comentário, ele estará visível assim que for aprovado.

Comentários anônimos podem ser publicados, porém não serão respondidos. Então, se quiser uma resposta, identifique-se. Ok?

Mais uma coisa, dependendo da correria do dia a dia, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas pode ficar tranquilo que, cedo ou tarde, responderei.

Um abraço do professor Júnior!

Conteúdo Correspondente