Postagem em destaque

Aula de História: A Era Napoleônica

A Era Napoleônica - www.professorjunioronline.com

Aula de História: A Era Napoleônica

A ERA NAPOLEÔNICA

ENSINO FUNDAMENTAL

Proposta de aula para o Ensino Fundamental, com sugestões de atividade, vídeo, slides, questões, provas




Um tema que atrai muito a atenção dos alunos, que já chegam, geralmente, falando da Campanha na Rússia, do Bloqueio Continental, da estatura de Napoleão...  Confira nesta postagem, sugestões de livros, sites e vídeos que podem enriquecer a aula sobre Napoleão Bonaparte.



Como é um assunto muito atrativo para os alunos, é interessante incitá-los a uma pesquisa prévia. Na aula que antecede à 'Era Napoleônica', sugerir que façam uma pesquisa livre, até mesmo sem a necessidade de registrar algo para entregar ao professor, para que seja algo mais light.

No dia da aula, com os alunos (ou parte deles, ou ao menos um deles) tendo pesquisado, começar perguntando o que encontraram, o que mais chamou a atenção na pesquisa, se teve alguma batalha que os atraiu mais. A partir daí, desenvolver o conteúdo em uma aula expositiva dialogada. Como os alunos têm acesso à informação de forma muito fácil, seja Wikipédia, sites ou páginas especializados nos conteúdos, videoaulas e uma infinidade de outros meios, é muito importante que o professor não fique no lugar comum, correndo o risco de tornar chato um assunto tão atraente ou ainda encontrar um aluno bem informado que possa tentar 'derrubar' o professor.

Basicamente sua aula será dividida em:
  • 18 brumário
  • Consulado
  • Império
  • Governo dos Cem Dias


Continua...

----------------


----------------


Claro, com destaques, entre outros, para:
  • Transformações políticas e econômicas
  • Enfrentamento com a Inglaterra
  • Batalha de Trafalgar
  • Bloqueio Continental
  • Campanha na Rússia
  • Invasão a Portugal
  • Exílio na ilha de Elba
  • Batalha de Waterloo
  • Exílio na ilha de Santa Helena

Pensando no professor, em auxiliá-lo com materiais que possam ser utilizados em sala ou para enriquecimento do próprio conteúdo, seguem alguns links:

Livros:
Uma interpretação inédita sobre Napoleão Bonaparte, o mais famoso general e estadista da história moderna, esse livro é uma das mais relevantes contribuições ao estudo do tema nos últimos anos. Apoiado em ampla e bem documentada pesquisa, o historiador norte-americano Steven Englund faz uma revisão da vida de Bonaparte enfocando os aspectos políticos de seu governo, mais do que seus feitos militares ou sua vida pessoal. Com isso, chega a conclusões inovadoras, originais. (www.lelivros.love)

A queda de Napoleão - Jean-Paul Bertaud (leitura online ou download)
Em três dias de junho de 1815, desenrola-se todo o drama que irá decidir o futuro da Europa Ocidental.
O exército francês acaba de ser derrotado em Waterloo. Napoleão está pressionado por todas as forças políticas que o cercam, mas ele se recusa a renunciar. Durante três dias, seu destino e o da França oscilam. Será que o imperador tem outra alternativa além de abdicar?
Apoiado em farto material de pesquisa, o escritor e historiador Jean-Paul Bertaud reconstrói, em ritmo de thriller político, os momentos que selaram o fim do império de Napoleão. Em meio a intrigas, jogos de poder e diálogos vividamente reconstituídos, o leitor é transportado para o centro dos acontecimentos. E, tal qual um romance histórico, veremos vacilar e se extinguir a chama daquele que durante anos garantira para a França o domínio sobre a Europa. (www.lelivros.love)


Vídeos:

Antes de tudo, não esqueça de se inscrever no canal clicando aqui.

Resumo Histórico: A Campanha da Rússia



Playlist com sugestão de documentários que podem ser utilizados como apoio nas aulas sobre "A Era Napoleônica". 





Prova:
Prova para download, no formato pdf, sem gabarito. Conteúdo cobrado juntamente com Revolução Industrial



Curiosidades sobre Napoleão Bonaparte:



Curiosidade bizarra:
Claro, sempre aparece algum aluno falando sobre... sobre... como vou dizer?... sobre o órgão sexual de Napoleão. Para não ficar sem saber o que falar nessa hora, dê uma lida nesse artigo de "Aventuras na História".


Boa aula!

Gostou? Compartilhe o link:
https://www.professorjunioronline.com/2019/12/aula-era-napoleonica.html

Comentários

  1. Uau professor, que legal. Agora vai postar aulas também? Vai postar sempre?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por compartilhar seu comentário! Valorizamos sua participação. Por favor, observe que todos os comentários são revisados antes de serem publicados. Faremos o possível para aprovar seu comentário o mais rápido possível. Agradecemos sua compreensão e aguardamos ansiosamente para compartilhar suas ideias em breve!